sábado, 26 de janeiro de 2008

Em respeito aos direitos autorais

Com já falei em outras postagens, continuo aprendendo a fazer blogs. Por isso mesmo, na postagem anterior, quando tentei colar um texto de autoria do jornalista Claúdio Humberto, descolado de uma observação final minha, saiu tudo junto, como se fosse um só autor.

Que fique claro: a parte final da postagem anterior, a partir das palavras ESTOU DE VOLTA, é de minha responsabilidade, ortográfica e legal.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Não precisa vacinar mesmo, ministro? Ou não tem vacina pra todos?

Acabei de ver no blog do Claudio Humberto:


DF é área de risco para febre amarela

Duas vítimas da febre amarela podem ter contraído o vírus no Distrito Federal. De acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, entre os dezoito casos da doença confirmados desde 30 de dezembro, quatorze podem ter sido infectados no estado de Goiás, dois no Distrito Federal e dois em Mato Grosso do Sul. No caso do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde do DF informou que as duas vítimas foram infectadas em área rural próxima ao Gama, cidade-satélite que fica a 30 quilômetros de Brasília. Os pacientes, um agricultor de 56 anos e uma mulher com cerca de 50 anos, estão fora de perigo. O subsecretário de Vigilância à Saúde, Joaquim Barros, ainda tem dúvidas sobre o DF ser área de contágio. Segundo ele, o local questionado pelo Ministério da Saúde fica na divisa entre Goiás e Distrito Federal.

Estou de volta: e aí, ministro Temporão ( que não se perca pelo nome ): quando será a sua fala se desmentindo e obrigando todo mundo a se vacinar, que nem Osvaldo Cruz no começo do século passado?

Bocado comido, bocado esquecido

O título desta postagem é uma expressão muito comum aqui pelas bandas do nordeste brasileiro; ela significa a falta de reconhecimento e de gratidão por algo ou alguém que tenha nos sido útil em momentos passados.

Por mais de 4 décadas, acho, o sistema S vem prestando relevantes serviços à sociedade brasileira, nas grandes cidades e também nos mais longíquos rincões do país. E, pelo menos até o semestre passado, antes que o presidente da FIESP, sr. Paulo Skaf, moblizasse campanha nacional pelo fim da CPMF, os governantes de plantão viam a participação do terceiro setor com muito bons olhos.

De repente todo o patrimônio de realizações do empresariado, dos industriais e comerciantes abrigados nessas organizações S virou um risco n'água; hoje o que vemos são questionamentos partindo da cúpula do planalto sobre como, quando e onde estão sendo aplicados os recursos públicos demandados do erário através de parcerias para o sistema S. Acho que é pura dor de cotovelo. Enqüanto quem deve, por obrigação constitucional, fazer e não faz, o terceiro setor tem dado conta do recado; vide, por exemplo, o programa nacional da mesa solidária do SESC, o programa de investigação cultural e histórica do SESI, as escolas profissionalizantes do SENAC, e tantas outras ações que vêm transformando a realidade social do Brasil.

Fica o meu reconhecimento ao valor do sistema S para a melhoria da vida das pessoas, principalmente os menos favorecidos pelos ventos da economia. E meu testemunho de pelo menos 3 ações implementadas por eles, aqui na minha Sobral, só nestes 25 dias de 2008: 1.O caminhão de saúde bucal do SESC, em parceria com o município, instalado no distrito de Bonfim, para que não vejamos aumentada por lá a estatística dos desdentados. 2. Uma pesquisa sobre a história cultural da cidade, desenvolvida pelo departamento nacional de cultura do SESI. 3. O carnaval da terceira idade, realizado ontem em praça pública, patrocinado pelo SESC.

Imaginemos o que não poderia ser realizado a mais pelo terceiro setor, se não tivéssemos de pagar tanto imposto. Cuidemos para que a CPMF não volte maquiada com outra sigla.

Decisão judicial não se questiona...

.... É preciso, no entanto, que todos os ritos legais tenham sido cumpridos, para que a obedeçamos.

A imprensa do Ceará, desde os grandes jornais, TVs, até as emissoras de rádio do interior ( Sobral e Cariri principalmente ), alardeiam desde ontem a notícia da decretação ilegal, pela justiça, da greve nas universidades estaduais.

Aqui em Sobral, na UVA, na prática a notícia não trouxe maiores surpresas, até porque tínhamos votado pela suspensão da mesma, por 30 dias, em recente assembléia geral. Mas no Cariri e em Fortaleza, e até aqui memsmo, vou retificar, notícias soltas no ar, sem a devida investigação dos fatos, podem desestabilizar o sentimento corporativo que não queremos perder.

A verdade sobre o documento judicial: até esta manhã o movimento unificado de greve das universidades estaduias não havia recebido protocolarmente qualquer citação oficial. Quando isso acontecer, e não havendo condições de interpelar recurso, aí sim, haverá assembléia extraordinária, convocada de imediato, para comunicação e deliberação sobre o fim da greve. Até porque os que estamos no movimento somos cumpridores e respeitadores, porque cidadãos, das instituições democráticas e de suas normas vigentes.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Nada pessoal, pessoal da AESC

A AESC é uma associação de empregados de um hospital aqui de Sobral - CE ( Santa Casa ). Se não sou sócio fundador, sou quase, pois contribuo desde a primeira hora com a agremiação.
Acabei de participar , a convite da atual diretoria, de uma assembléia que teve como pauta única uma situação no mínimo esdrúxula. Deveríamos legitimar ou não o resultado de recente eleição acontecida para os cargos de diretoria.

O porque do esdrúxulo? Um candidato derrotado, vendo-se prejudicado,entrou com pedido de impugnação do pleito, alegando uma série de ilicitudes acontecidas. E o departamento jurídico da instituição deu parecer favorável à impugnação. Ainda assim assembléia aconteceu, o parecer jurídico foi lido para ciência de todos, mas o resultado do plebiscito foi pela legitimação do resultado.

Onde foi que nós chegamos, pessoal, meus colegas sócios da AESC? Que exemplo estamos dando para fora dos muros da nossa associação? Com esse tipo de consciência, apenas por birra ou indisposição pessoal com o candidato reclamante prejudicado, o que poderemos exigir de transparente e legítimo quando da eleição dos nossos representantes políticos?

Por essas e por outras atitudes é que chegamos quase ao fundo do poço do comportamento moral. Nada pessoal meus amigos da AESC, em particular a candidata eleita, mas com certeza não será assim que faremos justiça , seja nos pequenos círculos, seja no grande contexto da sociedade humana.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Onde mora o perigo

O portal da transparência - www.portaldatransparencia.gov.br-, site do próprio governo federal, traz informações estarrecedoras para o cidadão-contribuinte pagador de impostos e de suas contas pessoais. Procurem lá no endereço e se assustem vocês também; não precisa acreditar em mim.

No recém findo 2007 foram gastos com cartões corporativos exatos R$ 75,6 milhões, configurando um aumento de 126% em relação ao ano anterior. Mas os números não são o que mais chamam a atenção! Criados para fazer face a despesas emergenciais administrativas, os documentos apresentados no site, relativos a recibos de pagamento, evidenciam utilização dos cartões (emergencial, claro) em padarias, restaurantes de luxo, joalherias e até, pasmem, em pet shops; e olhe que não temos mais o Rogério Magri em ministério nenhum.

A "troupe" do poder entendeu que esses cartões, antes de serem da corporação/governo, são mesmo é propriedade privada deles; assim com são de nossa propriedade os Visa e Mastercard, mas com fatura paga pelo nosso orçamento, não pelo erário. Instalou-se a lógica invertida do que está posto na constituição federal: o (dinheiro) que é público a serviço dos interesses privados de alguns.

E muita gente acha isso natural, e até copia. Quem quiser investigue na sua cidade, na sua câmara de vereadores ou nos seus executivos. Facilmente vocês encontrarão telefones celulares de última geração na mão de cada autoridade, sendo utilizados, sem limites de pulsos até para marcar hora em cabeleireiro ( isso também deve ser muito urgente, claro ). Vou ficar só nesse exemplo de malversação, já que ele pode ser facilmente constatado.

Pedir providências a quem? Talvez à nossa consciência na hora de escolher nossos representantes em qualquer das esferas administrativas do país.

É verdade mesmo!

O que ontem me pareceu uma informação oficiosa sobre as relações do governo do Ceará com o movimento grevista UNIFICADO das universidades estaduais (UVA - URCA - UECE), hoje pude confirmar; o governador nem seus secretários envolvidos com o problema receberam qualquer um dos funcionários públicos docentes do ensino superior. Nem os representantes da UVA, que suspendemos a greve para ver se os sensibilizávamos, fomos ouvidos. Na verdade, faz todo sentido, pois não somos nem mais nem menos funcionários que os colegas da URCA e UECE, que permanecem parados.

Volto a perguntar então: diante da frustação da nossa estratégia, não seria a hora de voltarmos a nos reunir, podendo deliberar sobre a volta imediata à paralização? Até porque, quero frisar, o movimento é UNIFICADO pessoal, e a máxima é antiga, mas sábia: (só) a união faz a força!

O atraso da modernidade

Ontem, atendendo a convite de um amigo empresário do ramo da tecnologia de informática, fui assitir uma palestra muito interessante sobre as novidades na sua área de atuação. A palestrante, muito inteligente e ótima didata defendeu com convicção a importância da tecnologia e da informática em particular para a melhoria de qualidade do atendimento nas empresas. Mas não esqueceu, inteligente que é a sra. Adriana, de alertar para o diferencial de sempre: as relações humanas. E é onde acho que o moderno se atrasou.

Por mais eficientes e ágeis que sejam os serviços de atendimento, aqui, ali ou alhures, principalmente se ali ou alhures for através da informática ( telefonia em particular), seja Bil Gates ou Steve Jobs ou qualquer outro gênio da área, eles ainda não encontraram, nem encontrarão como adicionar a química humana, o calor, a "pele", aos seus supermegaultrasofterwares.

As máquinas deveriam existir para para que sobrasse mais tempo para cada um olhar mais no olho do outro, para se dar mais bons dias e se pedir mais por favor; para se fazer mais contatos, mediatos e imediatos, de verdade, "pele a pele".

Atendentes em geral, e todos nós, vamos deixar de nos esconder por trás dos nossos computadores. Tenho certeza que seremos mais felizes.

As bolsas e a lei seca

Em 1929, nos EUA, houve o grande crack da sua bolsa de valores. Naquela época a economia não tinha, por razões óbvias, o perfil globalizado que tem hoje. Ainda assim houve repercurssão negativa na Europa e nos países americanos,inclusive no Brasil.

Agora estamos vendo novamente turbulências severas na economia do tio sam, e, muito embora o ministro Mantega tenha garantido que não nos resfriaremos com espirro lá de cima, acho que é melhor termos muito cuidado, os mortais comuns. A fúria consumista que nos envolveu nos últimos meses precisa ser refreada. Eu já estou "apertando o meu cinto"; sugiro que todo mundo faça o mesmo.

Pelo menos a outra coincidência com aquele de 29 é muito oportuna e vai trazer certamente melhores condições de saúde e vida para todos: a implantação da lei seca nas estradas federais. Não sei como anda o projeto legal, vou pesquisar, mas considero um gol placa do poder público. Ficaremos na torcida para que cumpramos os motoristas a tal lei; e se não a cumprirmos, que soframos as sanções previstas, sem exceção para ninguém.

Informando

Aos companheiros docentes efetivos da UEVA ( Universidade Estadual Vale do Acaraú - Sobral-CE), pelo menos àqueles que não vêm participando efetivamente do movimento paredista UNIFICADO: a greve na URCA ( Universidade Estadual do Cariri ) foi ratificada na última assembléia de ontem.

A UECE também continua em greve, E pelo que soube na imprensa, o governador parece que não recebeu isoladamente nossas reinvindicações, só porque suspendemos o movimento aqui em Sobral. Será que tomamos a decisão mais inteligente na quarta-feira passada?

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Nunca antes neste país...

Um dos meus primeiros leitores é um anônimo. Ele me faz alguns comentários elogiosos sobre este espaço de comunicação; e uma advertência pertinente: " é bom ter o cuidado para não cair na vala comum de ultimamente é tudo culpa do Lula".

Fique tranqüilo, meu leitor anônimo, e quem mais esteja acessando o blog. Como disse no post anterior, não existe verdade absoluta nas palavras, muito menos nas minhas. Agora opinião , você tem as suas e eu terei as minhas, no meu blog. Resta ao companheiro molusco se vigiar mais para ver se não comete tanta gafe. E olhe que não estou falando do maus tratos com a última flor do Lácio; é dos seus atos administrativos mesmo que falo. Bastará essa vigilância para que ele não ganhe o conceito, (quase) unânime hoje, de culpado pelas mazelas que nunca antes neste país tinham sido detectadas.

Muito Obrigado!

O blog estará em construção permanente, inclusive quanto às possibilidades de interação real, e não só aguardando comentários. Ainda não sei como postar textos de outros autores, por exemplo, se autorizado por eles. E gostaria muito de fazê-lo, até porque não existe verdade absoluta em nenhuma palavra, muito menos nas minhas.
todo modo considero um ótimo retorno e uma bela aprovação à minha idéia a quantidade de e-mails e alguns comentários que já recebi de ontem para hoje.
Por isso o meu muito obrigado!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Resolvi o problema

Descobri a limitação da minha máquina que estava gerando as postagens um tanto desarrumadas para o meu gosto. Estou quase completamente satisfeito com o jornal que criei para mim. Agora só falta experimentar sua principal qualidade: a interatividade. Mas isso só depende de quem estiver me "vendo".

Será um um sintoma de TOC?

Ainda não consegui organizar do jeito que penso que deve ser a edição das minhas postagens: com as margens laterais alinhadas. às vezes penso que é obsessão/compulsão minha essa mania de querer tudo muito simétrico. será que desta vez vai sair o texto justificado? Vamos ver!

A primeira vez...

Não, não é bem o que que vocês podem estar pensando! A primeira vez em questão é a primeira resposta que meu chamamento à interação obteve. Uma amiga particular minha, sobralense como eu, "incomodada" como eu, e muito melhor escritora e pensadora, me e-maiou (você aceita este este neologismo, Simone?), me incentivando e prometendo divulgar o blog para outras pessoas. E ela ainda me elogiou. Obrigado, minha amiga!

Apanhando para melhora o visual

Não sei onde redigi as duas primeiras postagens do blog; só sei que elas foram publicadas no modo justificado nas margens laterais do texto. Tudo muito alinhado, como deve ser a escrita correta, segundo meu professor de português, pe. Osvaldo Chaves.
Os posts seguintes não estão publicados da mesma forma.

O Melhor Governante Chegou

Nas brenhas ( o interior do interior ) do meu nordeste sempre se falou que não havia melhor admnistração ou administrador do que o inverno. Tivesse chuva e não precisava nem saber qual "coronel" político estava de plantão.

Pois bem, meus amigos, o inverno chegou na minha região norte do Ceará, e meus conterrâneos do interior já quase se esqueceram das eleições de 2006. E se chover bem, intercalando com um solzinho para fazer germinarem as sementes, aí eles nem se lembrarão da próxima eleição de já, já... tomara que aconteça assim para ver se diminui ou quem sabe até se acaba o quadro deprimente da exploração dos mais incautos pela ditadura da barriga com fome: em troca de um prato de comida os votos da família miserável.

Só para fechar: em tempos de Lobão tomando conta da nossa energia, e sem nehum investimento no setor hidroelétrico nos últimos 5 anos, parece que o melhor governante é também são Pedro com suas torneiras; nem venham que não tem, Dilma, Lula ou quem quer que ache que governa este país.

21 = 12. A Matemática da Febre Amarela

Até hoje, dia 21, pela manhã o boletim oficial do ministério da saúde contabilizava exatos 12 casos confirmados de Febre Amarela. Mas o ministro Temporão (que não se perca pelo mome), em cadeia nacional de rádio e TV nos tranquilizou: não há porque temer, não haverá epidemia de Febre Amarela no Brasil.

Então tá! Não custa lembrar, no entanto, as palvras do mesmo ministro no primeiro trimestre de 2007, quando ele nos garantia que não havia, à época, risco de epidemia dengue; em meados de setembro/outubro, depois dos 500.000 casos ele admitiu que estava errado.
Um lembrete final aos mais desavisados: o mosquito Aedes aegypty é total flex: transmite a dengue e a febre amarela

domingo, 20 de janeiro de 2008

Só para contrariar...

Acabei de assitir na Globo News a notícia que o suplente de senador conhecido por lobinho (não merece maiúscula) está chegando em Brasília para prestar esclarecimento sobre denúncias assacadas contra ele, que o impediriam, moralmente, de assumir a cadeira do seu pai, o Lobão, no senado.

Alguém duvida que todos lá no planalto acreditarão que o homem é a mais pura das criaturas? Alguém duvida que ele assuma? Nestas horas o ex-senador baiano Rui Barbosa, o autor da frase-epígrafe deste blog, deve estar rindo da minha inocência em querer discordar dele...
Eu não vou desistir, senador Rui, nem mudar o título do blog. E não o faço justamente em sua memória e a de muitos outros homens públicos do passado, além de alguns outros poucos do presente, que honraram ( e honram ) seus cargos, com a compreensão mais legítima do significado do termo república, do latim res publica = coisa pública

Lambedouros e Cataplasmas

Tenho a impressão, cada vez mais, que os médicos do Brasil ainda voltaremos às origens da natureza nas nossas prescrições de consultório. A amazônia legal é a maior fonte de biodiversidade do planeta e , se já não foi entregue à especulação financeira internacional, está quase...

Hoje, 20, é o dia dedicado a homenagearmos os farmacêuticos e bioquímicos do nosso país.; parabéns a todos eles, em particular ao meu irmão Ricardo.

Mas temos ficado só nisso: nas congratuções aos profissionais da área, enqüanto os projetos nacional, estaduais e municipais das farmácias vivas, quase todos feneceram, por falta de adubo (leia-se falta de vontade política de fazer valer e acontecer).

Fica nesse espaço o nosso reconhecimento pessoal ao prof. Abreu Matos, da faculdade de farmácia da UFC, e a toda sua equipe, batalhadores incansáveis para que as farmácias vivas, baratas, eficientes e eficazes ( e sem efeitos colaterais) dessem certo, em todos os municípios cearenses. Onde elas aconteceram e onde elas permanecem ativas e úteis, tire-se o chapéu para eles.

Primeira Opinião

Num país (ainda) com 13 milhões de analfabetos reais, 26 milhões de analfabetos funcionais, pode-se imaginar quantos milhões seremos de analfabyticos. É quase utopia, portanto, querer formar ( e trocar ) opiniões e idéias através da mídia eletrônica, embora ela seja, ironicamente, o único espaço universalmente democrático e livre para fazê-lo; sem amarras ou por que non te callas!? de patrões ou editores.

Mesmo conhecendo todas essas dificuldades e limitações, inclusive as minhas, claro, resolvi tentar. Já não encontro espaço para "opinar" na mídia escrita da minha cidade; não temos por aqui canais de televisão, abertos ou contratados. E a mídia de Marconi, pelo menos em Sobral ( será que é só aqui?), é, toda ela, de propriedade de grupos políticos. Estou me sentindo sufocado! E tenho muitas inquietações; quero dividí-las com alguém. Que seja pela ondas da WEB então!

teste do blog

Bom dia!

Estou fazendo uma primeira postagem para meu blog para testar se consegui criá-lo com eficiência