segunda-feira, 17 de março de 2008

Sabedoria

Sabedoria

por Tarcisio Praciano-Pereira


"-- Eu acompanhava um amigo à banca de jornal.
Meu amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas, como retorno, recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, meu amigo sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana. Quando descíamos pela rua, perguntei:
- Ele sempre lhe trata com tanta grosseria?
- Sim, infelizmente é sempre assim.
- E você é sempre tão atencioso e amável com ele?
- Sim, sempre sou.
- Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?
- Porque não quero que ele decida como eu devo agir. Nós somos nossos "próprios donos". Não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros. Não são os ambientes que nos transformam e sim nós que transformamos os ambientes.
- Para saber quantos amigos você tem, dê uma "festa".
- Para saber a qualidade deles, fique doente!" (autor desconhecido)


Tenho este texto guardado num banco de textos que vou encontrando e que considero interessantes. Sem dúvida é preciso passar dos 20 para ter paciência e uma certa sabedoria.

Primeiro deixe-me contar uma frase que lí (havia) na oficina de um mecânico de quem eu era cliente no Rio Grande, ao sul do Rio Grande do Sul, "cabelos brancos não querem dizer nada, os canalhas também envelhecem", e o cara era um italiano velho que já deve ter morrido, um pouco antes de eu vir embora, ele teve um ataque cardiaco, estava de cama, e ninguém tirava um cachorrão grandão dele debaixo da cama, a esta altura os dois devem ter morrido.

Portanto idade não leva ninguém a virar sério, talvez a morrer!

Meu pai me contava, (me fazia dormir contando histórias, recitando Guerra Junqueiro) a seguinte história:

"Era na Holanda

Um garotinho voltando da escola vê que a água do mar entrava por um buraquinho num dique. Ele enfiou o dedo no buraco até que tarde da noite uma busca da polícia chegou a procurá-lo. Enquanto não chegou alguém para tomar conta do buraco no dique, ele não saiu do seu posto de cidadão."

Não sei que idade tinha o garoto, mas quando volto a me lembrar desta história os olhos ficam marejados, ele certamente não tinha passado dos 6 ou 7 anos, e para quem não sabe, a Holanda é chamada de "País Baixo" porque se encontra abaixo do nível do mar, e com os seus diques avançou um pouco mais mar a dentro.

Ninguém precisa ter 20 anos para ser sério e cidadão, mas precisa viver num sociedade onde a cidadania seja um fato comum, coisa que entre nós não é, até porque hoje ninguém tem mais um pai para nos ensinar estas coisas, e nem nos livros de leitura, como eu tive que me ensinavam que quando se ouvisse a sirene da ambulância era um dever tirar o carro para o acostamento e parar! isto ainda está no código de trânsito, mas com tanto carro nas ruas e tanto assalto, quem vai obedecer?