sábado, 17 de janeiro de 2009

Um texto feminista; de verdade

Quando postei anteriormente a foto da mulher samambaia nua fui bem claro: não havia ali qualquer conotação machista. É uma questão hormonal mesmo. E até acho que a foto postada evidencia a "turbinada" que ela deu nos seios, o que particularmente não me agrada muito; quanto ao resto.....
Pois bem, foi eu terminar de postar a foto e recebi um e-mail de uma amigo com um texto feminista, escrito por uma mulher moderna, mas que abomina, como a maioria de nós homens acho eu, o artificialismo dos botox, silicones, estica-e-puxa e outros truques manjados em busca da juventude eterna e da plástica perfeita, sempre.
E o pior é que a paranóia da beleza sem mácula acaba de chegar aos palnques políticos. Se bem que o resultado da tentativa da ministra Dilma foi pífio, na minha opinião; não trouxe pra mim nenhum estímulo de tesão... nem de vontade de votar nela pra presidenta em 2010.
Vamos ao texto então
ARTIGO ESCRITO POR RITA LEE
Eu tinha 13 anos, em Fortaleza, quando ouvi gritos de pavor. Vinham da vizinhança, da casa deBete, mocinha linda, que usava tranças. Levei apenas uma hora para saber o motivo.Bete fora acusada de não ser mais virgem, os irmãos a subjugavam em cima de sua estreita camade solteira, para que o médico da família lhe enfiasse a mão enluvada entre as pernas e decretasse se tinha ou não o seloda honra.Como o lacre continuava lá, os pais respiraram, mas a Bete nunca mais foi à janela, nuncamais dançou nos bailes e acabou fugindo para o Piauí, ninguém sabe como, nem com quem.
Eu tinha apenas 14 anos, quando Maria Lúcia tentou escapar, saltando o muro alto do quintalda sua casa para se encontrar com o namorado. Agarrada pelos cabelos e dominada, não conseguiu passar noexame ginecológico. O laudo médico registrou vestígios himenais dilacerados, e os pais internaram a pecadorano reformatório Bom Pastor, para se esquecer do mundo.Realmente esqueceu, morrendo tuberculosa.
Estes episódios marcaram para sempre a minha consciência e me fizeram perguntar que poder éesse que a família e os homens têm sobre o corpo das mulheres.Ontem, para mutilar, amordaçar, silenciar.Hoje, para manipular, moldar, escravizar aos estereótipos.Todos vimos, na televisão, modelos torturados por seguidas cirurgias plásticas.Transformaram seus seios em alegorias para entrar na moda da peitaria robusta das norte americanas.Entupiram as nádegas de silicone para se tornarem rebolativas e sensuais, garantindo bomsucesso nas passarelas do samba.Substituíram os narizes, desviaram costas, mudaram o traçado do dorso para se adaptarem àmoda do momento e ficarem irresistíveis diante dos homens. E, com isso, Barbies de fancaria, provocaramem muitas outras mulheres (as baixinhas, as gordas, as de óculos) um sentimento de perda de auto-estima.
Issoexatamente no momento em que a maioria de estudantes universitários (56%) é composta de moças.Em que mulheres se afirmam na magistratura, na pesquisa científica, na política, nojornalismo. E, no momento em que as pioneiras do feminismo passam a defender a teoria de que é precisofeminilizar o mundo e torna-lo mais distante da barbárie mercantilista e mais próximo do humanismo.
Por mim, acho que só as mulheres podem desarmar a sociedade. Até porque elas são desarmadas pela próprianatureza. Nascem sem pênis, sem o poder fálico da penetração e do estupro, tão bem representado porpistolas, revólveres, flechas, espadas e punhais.Ninguém diz, de uma mulher, que ela é de espadas.Ninguém lhe dá, na primeira infância, um fuzil de plástico, como fazem os meninos, parafortalecer sua virilidade e violência.As mulheres detestam o sangue, até mesmo porque têm que derramá-lo na menstruação ou no parto.Odeiam as guerras, os exércitos regulares ou as gangues urbanas, porque lhes tiram os filhos desua convivência e os colocam na marginalidade, na insegurança e na violência.É preciso voltar os olhos para a população feminina como a grande articuladora da paz.
E para começar, queremos pregar o respeito ao corpo da mulher. Respeito às suas pernasque têm varizes porque carregam latas d'água e trouxas de roupa.Respeito aos seus seios que perderam a firmeza porque amamentaram seus filhos ao longo dosanos.Respeito ao seu dorso que engrossou, porque elas carregam o país nas costas. São asmulheres que irão impor um adeus às armas, quando forem ouvidas e valorizadas e puderem fazerprevalecer a ternura de suas mentes e a doçura de seus corações.
Nem toda feiticeira é corcunda.Nem toda brasileira é só bunda ...

Estímulo à testosterona



Pode até parecer uma visão machista, mas não é.

Como o blog é meu, posto nele o que quiser, escrevo nele o que quiser, e edito as imagens que me atraem; é simples assim.

Quem não gostar que crie seu blog e coloque nele outras imagens que porventura estimulem sua testosterona ou outros hormônios. Um exemplo estimulante pra mim é este aí do lado.
Deliciem-se portanto comigo os admiradores das belas curvas da mulher sambaia.

Será que ainda vem mais (incompetência)?



O blogueiro dos blogueiros do Brasil, meu xará (pelo menos no sobrenome) Reinaldo Azevêdo - http://www.reinaldoazevedo.com.br/ - vem dizendo há muito tempo que nunca viu tanta incompetência e arrogância como agora vê nos ministérios das Relações Exteriores ( Celso Amorim) e da Justiça(?) ( Tarso Genro ).

Ele também tem dito que": "como todo o poder, como nunca antes nestepaiz, está subordinado a um único pensamento, o do Lula, deva-se imputar culpas e responsabildades ao apedeuta, quando das decisões, como direi, equivocadas, vá lá, dos seus muiros e muitos - quase 40 - ministros.

Do diplomata de subúrbio Celso Amorim temos acompanhado o périplo ridículo que tem feito, se arvorando de grande negociador pela paz no eterno conflito árabe-judeu da faixa de Gaza. Mais ridículo ainda quando a viagem se traveste claramente partidarizada em favor dos árabes, já que não foi agendada visita à única democracia da região - Israel -, somente às ditaduras, explicitas ou disfarçadas.

E do Tarso Genro, o que dizer? Depois do crime de lesa-humanidade perpetrado quando "devolveu" à ditadura cubana os pugilistas pan-americanos, negando-lhes asilo político, o homem se arvorou de bastião universal da justiça, comentando sobre as qualidades morais e legais do julgamento de um criminosos italiano.... na corte italiana. E como concluiu que seu - do criminoso Cesar julgamento não foi justo ( pobre direito italiano-romano, origem do direito como ciência para as relações humanas de qualidade), resolveu lhe beneficiar com asilo ploítico em nossa terra brasilis.

Somos mesmo o reino da banânia, não? Que tal a cherge acima para outdoor do ministério do Tarso?

... E Gonzagão é quem tinha razão

No século passado, ano de 1958, quando houve a maior seca no nordeste depois da de 1915 ( essa serviu de tema para o romance premiado de Raquel de Queiroz), o rei do baião Luiz Gonzaga e seu parceiro Zé dantas escreveram e musicaram "Vozes da "Seca", que tinha entre seus versos a seguinte rima: ... "uma esmola, para um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão..". '
Os tempos atuais : Após relutar muito, o governo federal decidiu oferecer aos beneficiados do Bolsa-Família a “porta de saída” do programa: cursos de qualificação que os prepare para o mercado e lhes assegure empregos e vida digna. Mas a iniciativa é um fracasso: das 400 mil cartas de convite enviadas até agora, apenas 6 mil “bolseiros” aceitaram a oferta. Os demais preferem o desemprego ou o subemprego, mas com “bolsa-esmola”.
Com certeza a esmola viciou o cidadão!

Uma visão de estadista

Sistema de Sublegendas
por Cristovam Buarque - senador PDT - Brasília

O jornalista Ricardo Noblat afirma que as eleições de 2010 vão escolher o sexto mandato presidencial, no mesmo bloco. De Collor a Lula foram cinco mandatos de um mesmo projeto nacional. Algumas diferenças de personalidade, ênfase e estilo, mas nenhuma substancial do ponto de vista dos rumos do País. Um mais generoso que outro nos aspectos sociais, um menos radical que outro na redução do papel do Estado, um mais competente que outro no combate à inflação. Mas cinco governos sem qualquer inflexão de rumo, nenhum futuro alternativo sendo construído.
É como se no Brasil o chamado Sistema de Segurança que dominava o processo político da ditadura, tivesse sido substituído por um Sistema de Sublegendas que domina o processo político da democracia. O Sistema de Segurança escolhia o próximo presidente no Exército, desde que nada mudasse de substancial; agora, permite-se ao povo escolher o próximo presidente de qualquer partido, desde que estes partidos sejam apenas sublegendas do Sistema.
Enquanto o PT não era sublegenda, propunha uma inflexão de rumo, o sistema não aceitava Lula, como não aceitou Brizola. Da mesma forma que o sistema militar não aceitou o Gen. Euler Bentes, porque ele propunha uma reorientação no modelo político. Não se ajustava ao Sistema.
Em 2006, não havia diferença substancial nos programas entre os dois grandes competidores e não haverá diferença entre os programas que se prevê para 2010, nenhuma inflexão em qualquer dos setores da sociedade brasileira.
A observação dos resultados dos últimos anos mostra grandes acertos na continuidade das bases econômicas, na consolidação da democracia, na generosidade das políticas assistenciais; mas indica que o país perde terreno em um mundo global baseado na economia do conhecimento, que nossas cidades estão se degradando, a floresta amazônica está sendo destruída, que a violência cresce, que a desigualdade – não apenas de renda, mas de qualidade de vida – se amplia, que a economia se faz mais vulnerável às tendências de médio e longo prazos, que o imediatismo e o corporativismo dominam cada vez mais as decisões políticas, agravando a perda do sentimento de pátria e nação.
O Brasil precisa de uma inflexão que mantenha os acertos do passado, na responsabilidade fiscal, na existência de políticas sociais, na garantia das regras democráticas, na abertura comercial. Mas, precisa de uma mudança que possa tirar o País da rigidez estrutural em que se amarra.
Esta inflexão deve fazer com que não apenas ajudemos a indústria automobilística a vender mais automóveis, mas também a que ela mudasse o perfil de seu produto; a inflexão deve tirar o Brasil da vergonhosa lentidão como enfrenta o problema educacional e ir além das Cotas, Fundef, Fundeb, Piso Salarial, fazer uma revolução que provoque o salto para em poucos anos a sociedade brasileira ser toda ela educada, criando a base para o funcionamento de diversos importantes centros científicos e tecnológicos de padrão mundial em todas as áreas; deve reorientar os programas baseados em bolsas-assistências para programas de transformação social mesmo que usando bolsas-transformadoras; ir além das pequenas avaliações do impacto ambiental e implantar um modelo econômico que conviva em equilíbrio com a natureza.
Para conseguir uma inflexão no Brasil é preciso uma inflexão na maneira como são escolhidos os candidatos: criar um turno anterior ao primeiro, as prévias; fazer com que o primeiro turno seja respeitado e não desconsiderado pela mídia que, antes mesmo das eleições, escolhe aqueles que irão ao segundo turno; e chegar ao segundo turno com propostas alternativas e não apenas a repetição do mesmo, em sublegendas do sistema.
É Preciso desfazer o Sistema de Sublegendas: provocar um debate dentro e entre os partidos, na hora de escolher seus candidatos, não por estilos e personalidades, mas por programas.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Será só uma coincidência?

Que a prestação de contas da campanha do prefeito re-eleito de Sobral ( e, parece-me, dos vereadores também ) foi desaprovada na instância local da Justiça Eleitoral, todo mundo ficou sabendo; mesmo a imprensa não tendo noticiado...se bem que não dá mesmo pra se esperar "jornalismo" isento na mídia tupiniquim, se é que vocês me entendem. Volto ao tema do título.
Por ouvir dizer soube que, embora todos os eleitos tenham tomado posse oficialmente, o processo de análise de contas foi enviado a instância superior, fora do município. Para correção? Para confirmação da desaprovação? Não sei dizer nem ouvi dizer sobre isso.
Agora a coincidência ( ou não ) de fatos, atos e datas: ouvi ( desta vez na imprensa - rádio regional ) que o dr. Jorge di Ciero, atual juiz eleitoral de Sobral, por isso mesmo o julgador da pendência acima citada, está sendo transferido para outro munícipio e/ou para outro segmento(?) jurídico distinto das questões político-eleitorais.
No meu dia-a-dia em Sobral, ou como candidato a prefeito por 1 mês, só colhi boas impressões sobre o homem e o operador da justiça Jorge di Ciero. Espero portanto, sinceramente, que sua transferência ( se for verdade ) seja por méritos e para ascenção funcional em sua brilhante trajetória profissional.