sábado, 11 de abril de 2009

A democracia e a utopia

Hoje à tarde participei de um momento-família muito legal na chácara de serra da minha irmã Conceição. Mas o bom mesmo da tarde é que pude constatar que o conceito de família pode sim ( e deve ) extrapolar as relações de parentesco sanguíneo entre as pessoas.
Encontrei por lá o meu amigo Zé Alberto Dias Lopes que, com sua erudição e ecletismo sempre acrescenta qualidade e cidadania aos seus ouvintes, cativos ( como eu ) ou circunstanciais. Aliás, um aviso aos leitores: ele me prometeu "acrescentar" qualidade e cidadania ao meu blog, pelo que agradeço de já, meu amigo Zé...
E encontrei também por lá alguém que não conheço de perto, não sei exatamente quem é, e de quem continuo sem saber o nome; mas que me "achou" ( me chamou para conversar um pouco sobre democracia, visão política e utopia.
Essa pessoa se disse advogado, militando profissionalmente para prefeituras, e declarou-se um defensor gratuito, além de admirador, da minha visão política, do meu conceito de homem público-prestador de serviço e da minha busca utópica do comportamento ideal da cidadania. Ele citou, sem lembrar o nome do autor, uma frase que tem mais ou menos esse significado: "... os nossos pensamentos e ações em busca da justiça social e da democracia plena no contexto da prática política sempre caminharão mais lentamente que a utopia; e é bom que seja assim, para que não nos satisfaçamos nunca, e estejamos sempre tentando aperfeiçoar nossas idéias e práticas..."
De repente, depois dessa tarde agradabilíssima, desse momento-(grande)família, descobri que a legião dos que sonhamos com o sentido ético - essência do comportamento do ser humano - da vida em sociedade é bem mais ampla do que eu imaginava; e que , se cada vez mais de nós sonharmos juntos ( O Zé Alberto, esse novo membro da família, eu e muitos outros ...) nós perseguiremos mais de perto a utopia, e cada vez mais próximos da perfeição.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Conforme prometido ontem...

... Estou postando (pelo menos) um texto hoje, Sexta-Feira Santa. Ele não é de minha autoria, mas diz lá no fundo justamente o que penso sobre quem mudou nesses últimos 2000 anos, nós, Humanidade, ou a mensagem do Cristo-Homem.
Ao texto... ( de autoria do jornalista Nonato Albuquerque -www.gentedemidia.blogspot.com - apresentador do programa Barra Pesada da TV Jangadeiro do Ceará )

Um excluído, cidadão de uns 33 anos, é preso, torturado e executado de forma arbitrária. Seu julgamento durou menos de 24 horas, entre a prisão e a morte, assistida por dezenas de pessoas. O crime pelo qual foi condenado não ficou bem definido.

Há suspeitas de que ele vivia à margem da lei. Que pregou uma nova ordem social, na qual as pessoas deveriam viver no Bem, na Esperança e na Caridade.

Ousado, ele chegou a incitar as multidões a abandonarem os vícios e as maldades do ódio e da violência. Seus algozes o acusaram de andar em bando, com uma espécie de gangue que chegara a danificar um templo religioso, expulsando os comerciantes que, segundo ele, assaltavam o consumidor no peso e no no preço.

Preso pelas milícias oficiais, depois de várias tentativas frustradas, esse homem quase foi linchado pela multidão, a qual ele assistiu durante três sucessivos anos, ensinando regras de comportamento ético e de uma vida saudável para o corpo e para o espírito.

Foi a ajuda de um integrante de seu grupo, por meio do expediente da delação -, que deu à polícia a chance de localizá-lo. Sua prisão não obedeceu a nenhum critério da lei ou respeito aos direitos humanos.
Sua identidade é bastante conhecida, mas há em torno dele um grande mistério.

Partidários e até inimigos são unânimes em garantir que ele sempre se portou em favor dos pobres, doentes, assassinos, prostitutas e miseráveis, tendo anunciado a Justiça em defesa dos oprimidos.

Esse homem, sem residência fixa e cujo destino todos ignoravam, costumava atrair multidões às praças e aos logradouros onde pregava lições que jamais foram ouvidas da boca de alguém: o dever de amar os inimigos; esquecer pai e mãe para segui-lo; a promessa de um lugar no paraíso para os pobres de espírito; a igualdade dos povos e a sua filiação divina; a crença de que todos somos deuses, além de buscar fazer pelo outro aquilo que desejaríamos que nos fizessem.

Preso, torturado e executado em via pública, num local denominado Morro da Caveira, esse homem mereceu o registro maior de todas as violências.

Seu nome: Jesus.
Seu crime: ter amado a humanidade.



quinta-feira, 9 de abril de 2009

Uma "ruma" de Blogs

Talvez seja mesmo a motivação única ( e última ) para escrever livremente, para dizer o que pensamos sem amarras, sem censuras; o certo é que nos últimos meses o espaço virtual foi invadido por um sem números de blogs que têm como editores moradores da minha Sobral querida. Particularmente acho isso ótimo, principalmente porque nenhum deles se apresenta ( pelo menos oficialmente ) como "chapa branca" do poder municipal, o que é ótimo para a democracia.

Há alguns dias, no entanto, achei no mínimo esquisito um comentário - ele mesmo o comentário crítico, muito pertinente - postado no blog do meu amigo Rubens Lima - www.sobralemrevista.blogspot.com - sobre mais uma re-estruturação da pavimentação asfáltica da BR 222 no trecho Sobral-Fortaleza.

O esquisito para mim foi que, no melhor estilo de "ver o cisco no olho do outro e não enxergar a trave no nosso" o Rubens preferiu comentar criticamente o problema da BR, mesmo constatando diariamente, como cidadão sobralense além de membro do staff do governo municipal, as condições lamentáveis (semelhantes às da BR) da pavimentação asfáltica da Av Pericentral em toda sua extensão ( Grendene-COELCE ), e em particular nas proximidades do giradouro do Coração de Jesus.

Desse jeito meu amigo "nasal" quem não lhe conhece mais de perto como eu lhe conheço, pode começar a pensar que seu blog é chapa branca.

Voltei...

... E prometo aos meus poucos leitores que vou tentar fazer pelo menos 1 postagem/dia, a partir de hoje.
Tenho certeza, no entanto, que os (poucos) que me lêem, sabem o quanto é difícil, para quem não é "exclusivo" do ramo, manter atualizado um espaço como este.
Por outro lado, e acho que já disse isso alguma vez por aqui, não há mais qualquer mídia livre para nos expressarmos, só restou a INTERNET; e os que queremos continuar nos indignando devemos tomar como obrigação utilizar essa última (e única) Bastilha da cidadania.
Estou voltando, portanto, e aproveito para desejar a todos uma Páscoa Cristã, com menos ovos do coelhinho ( desde quando coelho põe ovos? ) e mais sentimento de fé e gratidão a Deus pelo sacrifício supremo do Seu filho Jesus, que morreu na cruz para expiar nossos pecados e nos salvar de nós mesmos.
Esta é a minha crença sobre o verdadeiro significado da Semana Santa!