sábado, 3 de janeiro de 2009

Não vi mas já gostei

Preciso voltar a fazer minhas visitas ao beco do cotovelo, aqui em Sobral.
Desde junho do ano passado, antes do período eleitoral, não tenho passado por lá aos sábados pela manhã, "batendo o ponto" na lanchonete do Juvenal, e resolvendo (quanta pretensão ), junto com os amigos, os problemas da cidade e do mundo. Sobre a lanchonete em questão, meu amigo dr. Chico Prado lhe deu um apelido jocoso que diz bem da maneira brejeira como discutimos as coisas por lá. Parece que o modo ( brejeiro ) com que opinamos, sugerimos, criticamos sobre Sobral e seu contexto socio-político lá no CAJU tem feito com que não sejamos levados a sério pelos poderosos de plantão, os daqui ou d'alhures.
Mas o dr. Chico, sempre ele, um "agitador" permanente do pensamento na cidade, inaugurou outro espaço , também no beco , que servirá, como o CAJU, de forum para as discussões e conceitos populares sobre tudo que diga respeito à nossa urbe; hoje, 03/01, ele instituiu sua TRIBUNA DO POVO, que, segundo soube, já foi utilizada com pelo menos um pronunciamento excitante, de alguém que subiu ao púlpito e "jogou seus sapatos" em toda a oligarquia dos Ferreira Gomes.
Quem estava hoje no beco me disse que foi um momento democrático muito interessante; inclusive foi tudo filmado pelo Buck Jones. Tomara que alguém não obrigue ao nosso cineasta tupiniquim a editar suas imagens e áudio.
Tomara também ( tenho certeza que não ) que meu amigo Chico Prado não arrefeça da sua idéia brilhante, e que sua Tribuna do Povo se transforme em forum permanente da democracia em Sobral.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Pelo menos desta vez Lula tem razão

Deu no Diário do Nordeste, 28/12, caderno Gente, coluna do Rangel Cavalcante

Lula tá certo
O presidente Lula tem razão. O Brasil não precisa de mais 7.343 vereadores. Assim como não precisa da maioria dos que já tem atualmente, espalhados pelos quase seis mil municípios do País. O Senado Federal, mais uma vez, apequenou-se ao aprovar a emenda constitucional que inchou ainda mais as Câmaras Municipais, boa parte das quais hoje transformadas em autênticos valhacoutos, onde são feitos quaisquer negócios às custas do suor dos cidadãos.
Inventado ainda no Brasil colônia, o vereador era algo muito diferente. Naquele tempo não havia prefeito e eles exerciam de fato o governo municipal, nomeando um administrador para a cidade. Trabalhavam de graça, não tinham assessores, mordomias nem quaisquer regalias. Seu custo, para o contribuinte, era praticamente zero. Com o tempo as coisas foram mudando. E para pior. Boa parte das atuais câmaras é de gaiolas de ouro, onde se fazem quaisquer negócios. Os exemplos são quase diários. Um dos poucos acertos da ditadura militar foi restaurar a gratuidade do mandato de vereador, depois revogada pela democracia.
Já é hora de se repensar a organização municipal em todo o País, instituindo formas novas de governo para as comunas. E isso envolve uma ampla reforma nos legislativos locais. O modelo em uso está falido, corrompido e obsoleto. Mas enquanto isso não ocorre, pois não interessa à maioria dos políticos, pelo menos o Congresso Nacional deveria zelar para que a coisa não fique pior do que está, abstendo-se de iniciativas como essa da proliferação de vereadores. Além de desnecessários, eles vão custar caro. O senador César Borges, ardoroso defensor do projeto, garante que não vai haver aumento de gastos para os municípios. Vale perguntar a ele se os atuais vereadores vão dividir com os novos genéricos os seus subsídios, os gabinetes, as secretárias e demais funcionários, as mordomias, a gasolina, o carro oficial e todas as prebendas que só o dinheiro dos outros (leia-se contribuinte) pode custear.
....Agora o comentário é meu
Aqui em Sobral, até o quadriênio legislativo 2001-2004, a câmara tinha 21 cadeiras de vereador. A partir das eleições naquele ano, depois do parecer do TSE, apenas 12 vagas restaram para disputa, a maioria das vezes fraticida e sempre onerosíssima para os interessados; ou pelo menos para os que viam ( e continuam vendo ) o cargo público eletivo como profissão, além de garantias de benesses e sinecuras para eles próprios e para os apaniguados.
Mas volto ao que queria comentar, e perguntar ao cidadão sobralense: por acaso alguém sentiu falta das 9 cadeiras de legisladores (?) que desapareceram do segundo andar da praça dom Jerônimo? Na minha modesta opinião, e baseado na observação do comportamento (quase) sempre servil e vassalo dos nossos edis ( agora todos os 12 vão "comer na cuia" do excutivo ), acho que esse número de titulares na câmara ainda é demais.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ainda dá tempo

Ano novo, e no meu caso mais uma tentativa de escrever com regularidade neste espaço. E já recomeço "procurando" encrenca com os poderosos, se bem que poder não tenho nenhum contra eles. Mas como diria o meu blogueiro-guru Reinaldo Azevedo -www.reinaldoazevedo.com.br-, o blog é meu e eu escrevo nele o que quiser, sem amarras ou censuras de quem quer que seja. Vamos ao assunto de re-estréia, então...
Nos 2 últimos dias do ano o jornal O Povo publicou reportagens muito interessantes sobre "a quantas andam os processos licitatórios para construção dos 2 hospitais regionais - Cariri e Zona Norte - do estado". O que entendi das reportagens é que pras bandas do triângulo CraJuBar as coisas estão quase saindo do papel e passando pro concreto (material de construção). Já o projeto para a nossa região, nada, ou quase nada de concreto ( decisão definitiva ). É onde entro com o meu título: ainda dá tempo.
Eu não tenho informações sobre a decisão do governador Cid Gomes, quando ainda em campanha, prometeu esses 2 hospitais e definiu sua localização geográfica específica, mas acho que foi (mais) uma decisão político-eleitoral do que uma estratégia administrativa para descentralizar os serviços de saúde de qualidade oferecendo-os a todos (... sáude é um direito de todos e um dever do estado... Art 196 Constituição Federal) os cidadãos, mesmo os que moram distante dos grandes centros urbanos.
Sobral já conta com um grande hospital "público", mantido quase na sua totalidade pelo erário (federal, estadual e municipal). E, ironicamente para a situação que se apresenta - a necessidae de mais um grande hospital geral na cidade - nossa Santa Casa tem como demanda diária, principalmente dos casos mais graves e urgentes, um percentual significativo de pacientes encaminhados pelos serviços de saúde das cidades do planalto da Ibiapaba ou da região do baixo Acaraú.
Conclusão: Sobral vai continuar concentrando todo o atendimento de sáude dos aproximados 70 municícipios que compõem a macro-região noroeste do estado. E, ironicamente de novo, com riscos de perda de qualidade final de seus serviços, uma vez que poderemos "contrair"a síndrome feto-fetal financeira, situação que, como na gravidez gemelar de placenta única, inevitavelmente levará a atraofia de uma das entidades hospitalares. Alguem se arrisca a prever o nome da vítima?
Fica então meu apelo: governador Cid Gomes, secretário João Ananias, prefeito Leônidas, SIMEC, CREMEC, políticos representantes da região, sociedade enfim, pessoal, ainda dá tempo de se rever, à luz de estudos mais criteriosos, "de fora-de-gabinete", a definição para localização da instalação desse novo hospital geral, e que responda, democrática e constitucionalmente, aos anseios e necessidades dos cearenses que moramos por essas bandas do estado.