sábado, 9 de fevereiro de 2008

Assim fica difícil mesmo

Como se não bastassem os R$ 65 milhões investidos na aquisição das Hilux do programa ronda de quarteirão, o estado do Ceará acaba de firmar contrato de locação de aeronave privada (jatinho), ao custo de aproximadamente R$ 9 milhões/ano, para os deslocamentos oficiais ou de lazer do nosso governador Cid Gomes. Nestes dias primeiros de fevereiro ele e família têm aproveitado o mimo viajando pela Europa.

Enqüanto nossos governantes não se lembrarem dos recursos humanos que fazem funcionar, e com qualidade, a máquina administrativa, tornar-se-á quase imposível contemplar com salários dignos os policiais, os professores, os profissionais de saúde, os delegados de polícia, etc...
E continuaremos, uma boa parcela da população ( a maioria, com certeza ) elegendo o culto ao personalismo como sabedoria política.

Coitados de nós outros, os que conseguimos enxergar um pouquinho adiante. Meus cumprimentos ao deputado Heitor Ferrer, do PDT, o último reduto de vigilância e de zelo para com a coisa pública na assembléia legislativa do Ceará.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Trigo de boa safra

Recebi de um amigo advogado, por e-mail, cópia de um documento apócrifo que faz sérias denúncias e acusações contra membros do judiciário em Sobral.


Tenho por convicção não valorizar nem acreditar em qualquer notícia ou relato em que não se apresentem seus autores. Não vou portanto jogar holofotes sobre os nomes citados como maus exemplos de comportamento e de justiça social, e de quem se esperaria justamente o contrário. Até porque, segundo ainda o tal documento apócrifo, cópias das denúncias foram enviadas aos órgãos administrativos competentes, para devida investigação.


Mas quero contemplar, sim, com minha citação neste espaço de comunicação, o (muito) bom conceito que os juízes Auro Lemos, Marcelo Roseno e André Magalhães parecem ter entre os servidores da justiça estadual lotados na comarca de Sobral (pelo que se compreende do documento, pelo menos 3 desses servidores seriam seus autores).Pessoalmente conheço o dr. Auro Lemos Peixoto, e tenho dele conceito igual ou maior que os seus subordinados têm. Parabéns a ele e aos 2 outros citados como "diferenciais".


De todo modo vai ficar sempre a inquietação e a dúvida: até onde chegamos neste país, se temos de parabenizar a alguém apenas porque está agindo como cidadão, com correção e senso de justiça no cumprimento do seu dever? Talvez seja mesmo porque o joio proliferou e cresceu muito mais que o trigo.

Voltei para o mundo

Passei os últimos 6 dias descansando numa praia, com a família. E como por lá até sinal de TV era ruim, imaginem se havia condições de "postar" alguma notícia ou impressão na Internet....

... Mas, voltando à realidade, até parece que não há muitas novidades para comentar. Se meu último comentário, de 01/02, foi sobre os valores sacados em boca de caixa pelos cartões corporativos do governo federal, o novo agora é que encontraram um "boi de piranha" para a farra com nosso dinheiro: a ex-ministra Matilde Ribeiro, da igualdade racial. Até parece, ironicamente, um preconceito!, pois, enqüanto o que ela gastou (ilegalmente), pode ser rastreado, o responsável pela segurança institucional da presidência da república já declarou que " o que quer ou quanto for gasto a serviço(?) do presidente e de seus familiares não deverá ser mais exposto pela CGU no seu Portal da Transparência".

Minha angústia maior, como cidadão-contribuinte, é quando penso que, se onde há esses cartões "rastreáveis", com falou a ministra Roussef, da casa civil, a improbidade administrativa chegou a este ponto, o que podemos pensar que possa estar acontecendo nas prefeituras, nos governos estaduais, nos parlamentos, onde não há controle algum, seja de cartões, seja de controladorias ou ainda de portais de transparências.

Acho que vou começar a questionar como anda a administração do erário da minha cidade. Até porque considero um dever, além de ser um direito - habeas data .