sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Os 40 ou 45 companheiros do "cumpanhero"

40 foram os citados no processo do mensalão. À época das CPIs todos negaram tudo; agora, frente à justiça, nem tanto.
40 foram os senadores da base do "cumpanhero" que absolveram o senador-boiadeiro-atleta sexual Renan avaCalheiros. Depois disso o homem virou o mais puro dos inocentes de plantão.
40, não, um pouco mais, 45 milhões de reais, foi o total de saques em boca de caixa eletrônico realizado pela cúpula do governo que tem direito ao uso dos já famosos cartões corporativos ( os que deveriam ser utilizados apenas em sitações emergenciais ). Esse dinheiro foi utilizado para que mesmo? Ninguém sabe, porque não há recibos de contra-prestação de serviços.
E o Lula fica reclamando que agora vai faltar dinheiro - 40 bilhões - porque a prorrogação da CPMF foi reprovada.
"Cumpanhero": um pouco mais de respeito com a nossa mediana inteligência, por favor. Afinal nem todos somos Ronaldinhos dos negócios como seu rebento Lulinha gamecorp Telemar, mas entendemos um pouco de orçamento, e estamos vendo que o que nos falta tem sobrado nos bolsos dos seus apaniguados.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Abrindo espaço para o movimento estudantil da UVA

Um grupo de alunos da UVA não concordou com a decisão de seu DCE em não apoiar o movimento grevista dos docentes; até porque, segundo eles, as demandas do movimento paredista contemplam com muita importância, muitas das carências do universo discente.
Por isto mesmo, e inconformados com o que eles chamam de manipulação, resolveram lançar nota de repúdio ao fato. E me pediram espaço de divulgação. Espaço concedido.
NOTA DE REPÚDIO
Nós, do Movimento Estudantil Luta e Resistência (MELUR), em prol do alcance de uma Universidade fundada no acesso gratuito, na cuidadosa manutenção dispensada ao bem público, e, em especial, no oferecimento de um ensino de qualidade, REPUDIAMOS a manipulação da Assembléia Geral dos Professores, ocorrida em 16 de janeiro de 2008 (Sobral-CE), encabeçada por professores “convenientemente convocados” pela Administração Superior da Universidade Estadual Vale do Acaraú, alheios à realidade do movimento grevista, por entendê-la uma manifestação de marionetes operadas por interesses nefastos.

É fato notório que os professores grevistas incluíram no corpo de suas próprias exigências a luta pela implementação de uma política efetiva de Assistência Estudantil em Sobral. Este pleito vem sendo defendido com afinco pelo movimento paredista, em diversas ocasiões em que a negociação com o Governo do Estado foi intentada. Contudo, em razão da ferrenha intransigência do Governo em abrir negociação real e efetiva com qualquer categoria paralisada, toda a lista de pedidos encontra obstáculos até para a discussão, e, como não poderia ser diferente, para o atendimento. Desse modo, grande se afigura o descaso com uma parcela humana tão intrinsecamente ligada ao desenvolvimento do Ceará.

Ora, portanto, se não há negociação em tempos normais, a qual persiste na aurora de um movimento grevista, é lógico pensarmos que a suspensão da greve surtirá algum efeito benéfico para a concessão dos benefícios que se pleiteiam?

Pense, observe e atente para a verdade dos fatos! Nossa Universidade agoniza, e manter-se inerte apenas contribui para a piora das condições desta Instituição. Não basta apenas conhecer os erros, mas indagar a razão deles, e, com força, lutar para corrigi-los! Tenha em vista que a UEVA não é somente o trampolim para a sua formação profissional, mas o nascedouro das idéias que irão lhe acompanhar por toda a vida.

Movimento Estudantil Luta e Resistência - MELUR

Só para descontrair



A foto é do blog do Claúdio Humberto. O texto é meu.

O termo corporativos faz alusão à farra realizada com os cartões corporativos (deveriam ser usados apenas em situações emergenciais) que custou ao erário, só em 2007, R$ 74.000.000.

Dois pesos e duas medidas

Interessante o funcionamento da justiça no nosso país. Semana passada uma de suas instâncias no Ceará decretou a ilegalidade da greve dos professores da UECE, determinando multa diária de R$ 500,00 se não fosse respeitada a sua "voz".
Enqüanto isso já faz pelo menos 2 meses que o governo cearense teve decretada, pela mesma justiça e em última instância, a sua obrigação de implementar, imediatamente, o piso salarial da categoria docente da UECE ( mais URCA e UVA). E até agora, nada.
Quanto às sançoes financeiras também decretadas contra o estado, caso não se cumprisse o determinado, até aonde nós conhecemos, não tem havido nenhum desembolso do erário para honrar tal claúsula. E tudo como dantes no quartel d'Abrantes...

Sexo se aprende na escola, sim

Pelo menos sob a ótica do ministro Temporão (que não se perca pelo nome), as atividades sexuais plenas podem e devem começar a partir dos 13 anos (ué, mas sexo aos 13 anos não é assédio ao infante?).
Se não é este o pensamento do nosso ministro, como explicar a sua cartilha recentemente lançada, orientando sobre prevenção das DSTs e gravidez, e que tem como público-alvo os estudantes das escolas públicas com idade entre 13 (crianças) e 19(adultos) anos?
Alô, ministério público, alô conselhos tutelares da infância, nenhum de vocês está sabendo disso? Ou é porque vindo de cima tudo pode? Rasgue-se então tudo o que está escrito. E seja o que Deus quiser!

Se continuarmos unidos Poderemos Mais...

... que Paus Mandados, Poderosos Maiorais, Pobres Mentes, Pelegos Manipulados, Pequenos Mestres(?), Palhaços Marionetes, .... Alguém duvida?

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O desabafo de um colega docente

O Tarcísio Praciano é um dos últimos utopistas do planeta. Mas suas utopias, diferentemente da de Tomas Morus, são factíveis; basta os poderosos compreenderem que precisam cumprir com o seu dever constitucional. E pronto, ele nem precisaria redigir o texto abaixo.
O que pretendem os nossos governantes mostrar à nossa juventude ?
Tarcísio Praciano Pereira
professor universitário

Os meus alunos não precisariam viajar por longas duas ou até três horaspara assistir aulas comigo em Sobral, eles poderiam ter estas aulas pela INTERNET, nas suas cidades de origem.

Esta é uma das razões da greve na UVA: a ausência de condiçõesadequadas de trabalho e de ensino: faltam bibliotecas, restaurantes universitários, residências universitárias, laboratórios de ensino, gabinetes dignos, apoio pessoal para nosso labor (algo como o monte de aspones que cada deputado tem, as verbas de gabinete que eles têm, etc, etc, etc que eles têm).

Eu sou apto para dar estas aulas com tecnologia de ensino à distância (sem que isto seja o famigerado ``ensino à distância'' que o MEC está inventando).Os meus alunos poderiam acessar a minha aula einteragir comigo, em suas cidades de origem como se estivessem em uma salade aula aqui em Sobral, apenas evitariam as duas ou três horas de viagem,os riscos da viagem, o cansaço da viagem, e a aula seria exatamente igual,somente que eles poderiam ter muito mais proveito dela.
Mas o estado do Ceará não tem Internet viável, nem a Universidade EstadualVale do Acaraú possui os meios para tornar isto possível.Para que eu pudesse dar a minha aula via Internet era preciso:1) que o estado do Ceará não fosse tão atrasado quanto é no item comunicações, em particular aquela através da WEB.2) que a Internet não fosse no estado do Ceará um item de consumo caro, queela estivesse à disposição das Universidades para tornar o Ensino mais efetivo.3)que eu dispusesse de um laboratório conectado à Internet para que eu pudesse criar com facilidade e eficiência os módulos de minha disciplina a serem oferecidos para os alunos.4) que eu tivesse uma equipe de bolsistas trabalhando comigo para criar este material, que eu mesmo venho criando, sozinho, e consequentemente com muita lentidão e ineficiência; é trabalho braçal que custa tempo, e sei fazer, mas trabalhando sozinho torna o resultado pouco efetivo, afora a Internet, que simplesmente não existe.
.Foi por isto que entramos em greve!Claro que ainda tem o meu salário que é baixo, eu ganho menos que umdeputado e sem dúvida estou melhor preparado que possivelmente a totalidadedeles. Além disto eu trabalho, quase certamente, mais do que muitos deles juntos, e o meu trabalho é também sem dúvida mais importante que o trabalhode muitos deles juntos. Eu trabalho, eles votam em grupo. Também foi por istoque entramos em greve. Não é justo o péssimo salário que temos.
Se os nossos alunos fossem "estudantes" de polícia militar, de sargentos doexército, da aeronáutica ou da marinha, eles teriam uma bolsa (que eleschamam de soldo), teriam casa para morar (que eles chamam de caserna), teriam uma segurança de emprego quando terminassem de estudar. Os meus alunos não têm nada disto, em que pese o fato de estarem se preparando para ser professores, enfermeiros, biólogos, geógrafos, sociólogos, engenheiros,enfim, profissionais de várias atividades importantes para a Sociedade.E ninguém ousa negar a importância destas profissões. E como os nossos alunosnão têm nenhuma destas regalias nem segurança de futuro, eles também têm reduzido interesse nos estudos, o que torna o meu trabalho mais difícil (além do baixo salário que recebo).
Foi por isto que entramos em greve.E o estado do Ceará é um dos campeões, à moda negativa, do desenvolvimentocultural, com uma escola de qualidade baixíssima. A razão disto se encontranos baixos salários dos professores, nas condições ínfimas das escolas, na pouca ou nenhuma opção de futuro que os estudantes possam reconhecer como resultado dos seus esforços para aprender. Ninguém precisa estudar para servereador, deputado, prefeito, governador nem presidente da república.Aliás, para "vencer na vida" não é bem a Escola que representa o rumo, umavez que aqueles que trabalham na Escola ganham mal e são pouco respeitados.Se ganham mal e são pouco respeitados, como é que eles, aos olhos dosalunos, vão lhe apontar um rumo interessante na vida? Foi por isto queentramos em greve... também é por isso que os alunos vão mal, e não precisa de nenhum levantamento estatístico sofisticado para descobrir as razões; bastaperguntar a um deles: o teu professor vale alguma coisa? Tu respeitas oteu professor? O teu professor pode te mostrar alguma opção interessante para avida? A tua Escola é um local respeitável ? A tua escola pode te apontar um caminhointeressante para o teu futuro ?
Alguém acha que alguma destas perguntas receberia uma resposta positiva? Se as escolas mais lembram pardieiros, como podem apontar para um futuro decente?

O prédio em que trabalho, na Universidade Estadual Vale do Acaraú, sofreu umcurto-circuito há um ano. A razão do quase-incêndio, que ocorreu num fim-de-semana, (não havia estudantes no prédio) foi a infiltração das águas de chuvas que umedeceu os circuitos. A infiltração continua, asmarcas do incêndio continuam lá nas paredes ao longo de todo um ano. Istoé só um exemplo do descaso do poder público com a educação. Como podem osnossos alunos, vendo esta escola, imaginar que ela pode lhes oferecer um futuro? Ou será que ele podem encontrar mais futuro procurando meios ilegais?Será que é isto que desejam mostrar a nossa juventude ? Será que é istoque desejam dizer à juventude: estudar é inútil!


segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Heróis por que, caras-pálidas?

As falas do presidente Lula e de um jornalista com estampa de intelectual culto e sério, sobre seus respectivos heróis já não são mais notícia de primeira página; nem mesmo de rodapé de jornal ou revista. Pelo menos a mim, no entanto, elas continuam incomodando, e muito. Para atualizar os leitores do blog: quando o jornalista apresentava o BBB 7 ( e agora no BBB 8 também ), ele chamava ( a continua chamando ) os pornoatores de HERÓIS. E nosso presidente, que se vangloria de jamais ter lido um livro, muito menos os da história dos nossos grandes personagens, chamou há algum tempo os usineiros, fraudadores do BNDES, patrões do trabalho escravo infantil, de HERÓIS da nação.

Repito: não sei quanto a vocês, mas eu tenho me apercebido cada vez mais decepcionado com o modelo social e político vigente no Brasil; individualmente, no microcosmo da minha família, do meu exercício profissional, na docência que exerço numa IES, no meu comportamento político-cidadão, estou, amanhã mais que hoje, me tornando inseguro naquilo que faço, no que falo pros meus filhos, pros meus alunos, pros meus amigos, “pras” pessoas que me têm algum respeito e que querem me ouvir ou me ler. Não estou conseguindo mais - se é que algum dia consegui - convencer a ninguém que o caminho do sucesso e da realização de cada um é único: estudo, conhecimento adquirido, respeito às leis, justiça social, ... Quando chego em casa, depois de um dia inteiro de labuta, e vejo meus filhos hipnotizados frente à TV do BBB; quando vejo as pesquisas de opinião mantendo em mais que 60% a fé e o crédito numa figura que nega as próprias origens, chamando de heróis os bandidos usineiros, e não os seus irmãos cortadores de cana, só posso chegar a uma conclusão: perdi a batalha.

Vou tentar inverter a minha lógica de decepção, de frustração. Vou acreditar que também vocês estão se sentindo derrotados, desanimados frente à realidade que nos sufoca. E vamos fazer de nossas fraquezas, força; de nossas decepções, ponto de partida para realizar, mudar, cobrar, reclamar, denunciar...Façamos de nossas frustrações motor para iniciar uma revolução silenciosa, pelos nossos exemplos de vida, pelo nosso sucesso conquistado por méritos e não por favores ou apadrinhamento; pela correção com que nos comportamos perante as leis, as autoridades, a sociedade enfim. Por último, mas não menos importante, gritemos a plenos pulmões, onde pudermos fazer, os nomes dos heróis de verdade de nossa cidade, estado, país... Chega de tanta bajulação e vassalagem interesseiras e hipócritas.

Quanto ao Lula e ao Pedro Bial, só dá pra falar de bem deles, dá para ter por eles alguma consideração e respeito? Não sei. Talvez até desse para chamá-los de heróis se a gente virasse personagem do seriado antigo de TV ( de qualidade ) Túnel do Tempo. A gente voltaria ao século XX, lá pelos anos 80, e encontraria o sertanejo forte de Euclides da Cunha combatendo o bom combate pela causa dos menores; quem sabe lá não encontraríamos também o passado brilhante do hoje editor de pornografia explícita e de mau gosto.

domingo, 27 de janeiro de 2008

O apedeuta achou pouco

Como se não bastasse a medida provisória editada no ocaso de 2007, ampliando os benefícios financeiros do bolsa-família para os filhos com idade entre 15 e 17 anos - mais R$ 30,00 por cabeça - ( até então os beneficiários deveriam ter até 15 anos), o demiurgo do planalto acaba de emitir documento semelhante criando 650.000 bolsas para o PAC da segurança, contemplando com valores entre R$ 100,00 e R$ 400,00 policiais, mulheres líderes comunitárias, moradores de rua e outros "felizardos", agredindo a lei 11.300 de 2006, que proíbe a distribuição de valores e/ou benefícios pela administração pública, em ano eleitoral, salvo em situações emergenciais de grande clamor e necessidade.
Onde fomos "amarrar" nosso burro, meu Deus? O que podemos esperar de um governante que, por desconhecimento de causa ( isto é grave! ) ou intencionalmente ( isto é gravíssimo! ), não tem o mínimo de respeito esperado de quem deveria ser seu guardião-mor, pela constituição?

O silêncio dos bons

"O que mais preocupa não é o barulho dos corruptos, dos sem ética, dos desonestos, dos descomportados morais. O que preocupa mesmo é o silêncio ensurdecedor da maioria, os bons e justos". Martin Luther King
Muitos amigos meus têm me "provocado"a responder sobre o porque da minha vontade inquieta em fazer política partidária. E me cutucam: você é um profissional liberal de conceito sedimentado, independente financeiramente, família criada e sedimentada nos seus projetos, ..... e emendam: política não é para gente séria.

O fato, meus amigos, é que tenho impressão semelhante à do líder negro americano, nos anos 60 do século XX; tenho certeza que aqui também no Brasil, em cada um de nossos mais de 5.000 municípios, somos, os que pensamos em fazer justiça social plena e definitiva, maioria absoluta. Infelizmente a absoluta maioria dessa maioria não tem querido se manifestar, principalmente no contexto político-partidário. Esse desestímulo, desinteresse, não sei bem o que seria, é o que Luther King teria chamado de silêncio dos bons.

Mas ainda dá tempo, inclusive para o pleito eleitoral que se aproxima, para que a política se sinta contemplada pelas suas qualidades de cidadãos. O mártir da causa da igualdade de direitos humanos, assassinado por um fanático racista, descansaria finalmente em paz.