quinta-feira, 15 de maio de 2008

Uma (muito) Jovem com comportamento adulto; que bom!

INTA é uma sigla que representa o mais jovem conglomerado empresarial sobralense, quicá nacional, em Educação Superior. Nem por isso, pela sua juventude, seus dirigentes têm descuidado do compromisso institucional com o ensino, a pesquisa e a extensão.

Comparecemos ontem, respeitando convite, ao encerramento da I semana acadêmica das faculdades INTA. O calendário se encerrou com "chave de ouro" com a apresentação ao público das obras literárias- pesquisas de membros do corpo docente daquela instituição.
Conclusão: ensino, pesquisa e extensão têm andado, desde os primeiros passos das faculdades INTA, de mãos dadas; é assim que se faz ensino superior de qualidade. Parabéns aos organizadores da semana, e em particular aos meus amigos Orcar e Moses Rodrigues, dirigentes maiores da casa.

Um pouco da história do Ceará

Recebi da minha amiga escritora Simone Pessoa e-mail muito interessante que divulga informações sobre o Memorial Barão de studart, em Fortaleza. E ela me disse ( e eu concordo): tudo é muito interessante e merece ser divulgado para quantas mais pessoas, melhor.
Abaixo, portanto, a transcrição do E-mail dela.
Fica na Rua Barão do Rio Branco, 1594, Centro, ao lado da Igreja do Carmo. Antigo prédio do Colégio Municipal de Fortaleza. Informações: (85) 3231.6152.

Memorial
Guardião da História

Com o Memorial Barão de Studart, Fortaleza ganha um espaço histórico dos mais modernos do país A História cearense ganha mais visibilidade, a partir de amanhã, com a inauguração do Memorial Barão de Studart, um espaço que abriga boa parte do acervo do Instituto do Ceará.
O Memorial Barão de Studart respeita a moderna historiografia e utiliza-se de muitos recursos para dar visibilidade ao rico acervo do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará. O novo espaço segue as características dos museus contemporâneos, só que tendo como foco principal o Ceará, fazendo um longo passeio pela História do Estado, partindo de um personagem marcante, o Barão de Studart, fundador do Instituto e um dos nomes mais importantes na formação de um pensamento e de uma historiografia cearenses.Segundo a professora Peregrina Capelo, coordenadora da pesquisa que levou à montagem do museu, tudo que o Barão Studart fazia era baseado não em suposições vãs, no achismo, como se fosse algo ficcional. “Ele se dedicou a uma História científica, baseada em documentos. Era um arquivista, um entusiasmado documentarista. E o material que selecionou e estava em seu poder foi fundamental para contar a nossa História, desde a colônia, desde o Ceará provincial. O Barão é um representante da modernidade, que nasce no final do século XIX e estende-se pelo início do século XX”.Ao entrar no Memorial, o visitante é estimulado a interagir com a História do Ceará. Imagens, fotografias e muitos recursos tecnológicos favorecem a interação. “Se o visitante quer ler sobre a seca, ele entra num programa que tem tudo que foi publicado sobre seca nas revistas do Instituto”, explica a professora. O visitante também dispõe de um rico material cartográfico. “O museu prima por uma mensagem antropológica, política, sociológica, histórica e do cotidiano. Foram estes os caminhos que nortearam nossa pesquisa”, informa.
Entre os destaques do acervo, estão as cartas de Barão de Studart, de José de Alencar, do Senador Pompeu e do Padre Cícero. “São pepitas de ouro para todos que desejam pesquisar”. A reunião deste material é fruto de mais um ano de intenso trabalho. “Garimpamos e reunimos o que tinha de melhor para explicar, no sentido real e simbólico, a História do Ceará e também de Fortaleza, já que a capital cearense tem uma grande importância para o Instituto”. A concepção cenográfica e museográfica do espaço é de André Scarlazzari, com curadoria de Lídia Sarmiento. “O sucesso do projeto é resultado de uma boa equipe”, avalia.A fundação do Instituto (1887), conforme a professora, representou uma aventura de conhecimento, afetividade e identidade. E, a partir de agora, o Memorial Barão de Studart tem tudo para se transformar na parte mais visível da instituição que está comemorando 120 anos. “Na época da fundação, o Brasil vivia um momento ímpar: a abolição avizinhava-se, assim como a proclamação da República. E o Instituto mostrava a força do nosso pensamento histórico e social, capitaneados por Capistrano de Abreu e Barão de Studart. Hoje, nós temos outro cenário, mas, com este Memorial, o Instituto mostra que não parou no tempo e que continua evoluindo”.
Barão de Studart. A história do Instituto do Ceará é marcada de sonhos desde a sua fundação, que pode ser personificada na figura de Guilherme Chambly Studart, o Barão de Studart (Fortaleza, 5 de janeiro de 1856 - Fortaleza, 25 de setembro de 1938). Ele era médico, historiador e vice-cônsul do Reino Unido no Estado. Sua batalha foi para que a memória do Ceará não se perdesse. Lutou e conseguiu desenvolver vários trabalhos, hoje fonte de pesquisas para historiadores de todo o mundo.Em uma de suas frases mais famosas, quando já cansado pelos anos, disse: “Inicio hoje a publicação dos documentos relativos à vida do Brasil Colônia: vejo assim realizado um dos mais queridos projetos. Do que me pertence faço de bom grado, partilharem os amantes da História pátria, tendo como certo que eles encontrarão algum subsídio aproveitável ao cabedal que há anos vou acumulando e ora lhes é ofertado. A este volume muitos outros se seguirão, se as forças, já tão alquebradas me consentirem.”Caráter científicoMas a força de Barão de Studart permaneceu mesmo após sua morte, “encarnada” no Instituto do Ceará, uma instituição de estudos de caráter científico sobre diversos temas, em especial a História, a Geografia e a Antropologia. A Instituição publica anualmente uma revista em formato de livro e dispõe de biblioteca, hemeroteca, mapoteca, arquivo e, agora, um dos mais modernos memoriais do país. São os frutos de um trabalho iniciado, há mais de cem anos, por Barão de Studart.Serviço:no Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará (Rua Barão do Rio Branco, 1594, Centro). Informações: (85) 3231.6152

segunda-feira, 12 de maio de 2008

A feira dos "malandros" e a "malandragem" dos topiqueiros em Sobral

Sobral é mesmo atípica; respira política partidária 24 horas por dia, os 365 dias do ano. É impressionante. Por isso mesmo quando alguém faz alguma crítica ou observação sobre "limitações" administrativas, se esse "alguém" exerce atividade político-partidária, é porque ele é "do contra", etc, etc,etc...
Eu criei este blog, já disse, porque não encontrava mais espaço nos jornais locais para dar minhas opiniões, fazer minhas observações e críticas, se assim achasse pertinente, ao contexto social e administrativo da minha cidade. E acho que o espaço desapareceu porque faço política partidária, inclusive oferecendo meu nome para julgamento da população, no momento como pré-candidato a prefeito.
Mesmo sem escrever mais para eles, continuo lendo os jornais de Sobral; continuo lendo todos eles. Há muita coisa interessante ali. De repente não é nem o que interessa à maioria. Mas para os que estamos atentos aos direitos e deveres da cidadania, faz muito bem ler o Herculano Costa no Correio da Semana.
Na última edição do Correio, em seu espaço, o Herculano questiona 2 pontos interessantes, que dizem muito do "esquecimento" para não dizer descaso da admnistração municipal para com os mais humildes. Quando ele comentou sobre a feira dos malandros ( onde o que menos existe é malandro, muito pelo contrário...), já há muito relegada à periferia, no prédio da estação, mas sem a mínima infra-estrutura que dê decência às atividades daqueles pais e mães de família, ele puxa educadamente ( não poderia ser de outra forma vindo do gentleman que é o Herculano ) as orelhas do paço municipal.
E quando ele comenta sobre a situação das Topics e Ônibus Intermunicipais, nada mais faz que clamar, desesperadamente, por uma instância administrativa competente que venha resolver em definitivo os problemas caóticos do nosso trânsito urbano, que hoje já se transformaram em questão de segurança individual, haja vista, também citadas por ele, as interpelações furiosas e agressivas dos vendedores de passagem na concorrência por clientela... para não falar da ditadura dos flanelinhas a que estamos sujeitos em cada quarteirão da cidade.
Parabéns, Herculano! Pena que os leitores em geral, e o poder público também, ao que parece, não conseguem ler e comprrender a mensagen de suas linhas e entrelinhas; mesmo vindas de um cidadão apenas, e não de um político de oposição, do contra.

Visão de Futuro

A última edição do semanário Expresso do Norte, de Sobral, trouxe reportagem de página inteira (página 16) sobre a internet banda larga e a educação em Limoeiro do Norte.
Infelizmente, como disse, a reportagem é muito extensa, e não vou transcrevê-la. Mas como o jornal circula dentro da cidade, inclusive com notícias institucionais da nossa prefeitura de Sobral, acredito que nossos gestores da área poderão lê-la direta no jornal...
....Quem sabe também não aprendemos em Sobral, e passemos a utilizar esta ferramenta universal da informação e para o conhecimento, em benefício principalmente dos nossos irmãos moradores mais distantes das excelências de qualidade de vida da dita cidade moderna que queremos ser?
Só lembrando um pouco mais: a telemedicina via internet já é também uma realidade em muitos municípios do país, beneficiando e salvando muitas vidas, principalmente na área da cardiologia.