terça-feira, 27 de abril de 2010

Coitada da Inculta e Bela...

Hoje à tarde me atrevi a participar , por telefone, de uma discussão interessante que o radialista Ferreira Neto provocou no seu programa na rádio Tupinambá: a enxurrada de erros ortográficos e gramaticais cometidos pela absoluta maioria dos radialistas de Sobral.

Durante o "debate" entrou na discussão um colega da UVA ( não gravei seu nome )que alertou para a qualidade medíocre e infantil ( quantos aos erros de escrita )dos blogs editados e redigidos por alguns "jornalistas" da terrinha; o que é uma verdade absoluta, por conseguinte uma vergonha para os que apregoamos o conceito de Sobral, cidade universitária de tradição histórica e cultural ímpar ( o centro do universo também no quesito educação e cultura ).

Minha participação se fez, primeiro para concordar, lamentando o nível muito limitado de conhecimento das regras do nosso vernáculo por parte dos colegas radialistas e blogueiros ( para quem não sabe sou radialista com certificado de conclusão do curso de capacitação e qualificação oferecido pelo sindicato profissional ). Aproveitei e fiz auto-crítica e mea culpa públicas, assumindo também minhas limitações na área, reconhecendo o quanto é difícil falar ( e escrever ) corretamente a língua portuguesa. E depois da "bentita" reforma de unificação entre os países da mesma língua acho que ficou mais difícil ainda...

A constatação acima não deve servir como desculpa ou justificativa para nenhum dos que nos atrevemos a escrever ou falar na imprensa; porque o que escrevemos ou falamos, e como o fazemos, impacta imediatamente nos ouvintes e leitores , aqui e até onde alcançam os tramissores e, gravíssimo, em todo o mundo no caso da blogosfera. Repercute, impacta e "convence" tanto mais quanto mais conceito tenha cada um de nós perante a comunidade.

Daí o outro viés da minha participação no debate de agora à tarde. Na minha opinião, muito mais grave que o analfabetismo linguístico reinante na mídia é o "analfabetismo" político praticado e divulgado por ela. É inaceitável a repetição à exaustão dos elogios e conceitos vassalos que se ouve todo dia, o dia todo, nos programas radiofônicos da cidade; com raríssima(s) exceção(ões). Nesses últimos dias então, e por mais alguns outros certamente, ouviremos centenas, milhares de vezes as opiniões e os lamentos de desagravo ao deputado ex-cearense Ciro Gomes, fritado em fogo brando por alguns meses e finalmente defenestrado do seu desejo onírico de ser o presidente do Brasil. Traição, injustiça, desonestidade, irresponsabilidade com a democracia, etc, etc, etc. Mas ninguém falará, muito menos questionará ( aí é querer demais ...) a situação política reinante em Sobral já há 13anos, e no Ceará todo há pelo menos 3: a tentativa escancarada do grupo do sr. Ciro de transformar a política do estado ( Sobral em particular ) numa hegemonia de consciência , competências e valores; quer dizer, só eles é que podem e devem nos governar.

Colegas radialistas e blogueiros: a situação não é a mesma denunciada pelo Ciro e criticada e tão lamentada por todos vocês? Então porque não começamos a questionar a situação local e estadual com indepêndência, sem amarras, sem salameleques covardes apenas para agradar, tentando provar para os ouvintes e leitores que não somos tão analfabetos ( políticos ) assim...?

Quanto ao outro tipo ( de analfabetismo ) que grassa entre nós, só mesmo muita carta do ABC, gramática e dicionário na mesa de cada estúdio; mas precisa utilizar essas ferramentas pessoal, porque cultura axilar não transforma ninguém e aí vocês continuarão chamando de JEIBARAS o distrito de JAIBARAS. É de lascar!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Centro do Universo II

Amanhã, 27, pela manhã, ficará sepultada definitivamente a candidatura presidencial pelo PSB do deputado ex-cearense Ciro Gomes. Muito antes, no entanto, deva-se reconhecer, ele já alertava para uma série de contradições do PT e do presiMENTE Lula na ânsia furibunda em defenestrá-lo do cenário político e, pior ainda, na teimosia de "pregar" para o elitorado a tese de um pseudo-plebiscito entre PT e PSDB , o que "fere de morte" a plena democracia e o livre direito de escolha num leque quanto maior, melhor, de candidatos e suas propostas.

Mesmo os que não comungamos com as idéias do Ciro nem muito menos cultivamos veneração pelo seu estilo de fazer política, penso que temos de concordar com ele na "cobrança" por uma chance de múltiplas escolhas para o pleito eleitoral que se aproxima.

Agora o que eu particularmente não concordo, e por isso mesmo estou desabafando nesse espaço, é com as contradições do próprio (quase) ex-candidato a presidente Ciro e de todos os seguidores e adoradores de plantão do seu grupo político, espalhados pelo Ceará todo, especialmente em Sobral, o centro do universo.

Contradições sim, sr. Ciro. Então o senhor acha que vai enaganar aos cearenses todos, o tempo todo, a sua "dupla face" , suas palavras e denúncias no nível nacional, vociferando contra essa hegemonia do PT, enquanto aqui no seu terreiro( agora nem mais tanto, uma vez que o sr. tramsferiu seu domicílio eleitoral para São Paulo )toda sua força de oratória e de convencimento está emprestada para fazer de seu irmão candidato único (à re-eleição )ao governo do Estado?

Até parece( quase) ex-candidato que o senhor está recebendo o "troco" do Lula por suas opiniões que se identificam apenas com a máxima do 2 pesos e 2 medidas. Ou será que sua visão de democracia plena e pluripartidária só vale para o plano nacional? Se assim for, que se redija o decreto ( assinado porquem quer que seja... ) transformando o Ceará de novo em capitania hereditária tendo como donatário o clã Ferreira Gomes.

É, deputado, concluo usando uma outra máxima popular, com palavras bem ao estilo dos seus discursos: pimenta no dos outros é refresco... quando é no da gente dói e arde que só, não é mesmo? De qualquer maneira lhe desejo boa sorte em 2014!

Talvez com mais experiência e visão mais justa das "coisas da política" em todos os níveis, o senhor possa ser mais acredidato, menos ironizado e nunca mais traído por seus amigos de última hora. Quam sabe não sobre de bom até pra nossa Sobral: a oportunidade de pleitos também pluripartidários e ricos de idéias e propostas, sem o maniqueísmo de um lado só (o do seu grupo) com a verdade, como tem acontecido desde 1997.

Até lá então!

domingo, 25 de abril de 2010

O Centro do Universo I

Acabei de assistir pela tv a derrota do meu time o Ceará para o Fortaleza, por 1 x 0, no primeiro dos 2 jogos que decidem o campeonato cearense de 2010. Uma coincidência apenas para o que quero comentar: o gol do Fortaleza aconteceu aos 33 minutos do segundo tempo...
... Foi mais ou menos aos 33 do segundo tempo que o Guarany de Sobral começou a se "derreter" frente a esse mesmo Fortaleza na final do primeiro turno do mesmo campeonato, quando ganhava por incríveis 4 x 1, com a taça do turno na mão, a vaga na copa do Brasil garantida e (no mínimo ) o título de vice-campeão estadual.
Mas o Guarany é de Sobral, o centro do universo! Usado escancaradamente como moeda política por alguns interessados, apoiado finaceiramente ( de modo irresponsável no meu entender ) pelo erário municipal, eis que o cacique do vale perde também o segundo turno, agora para o Ceará porque, segundo os de sempre e a mídia local absolutamente tendenciosa, fora prejudicado num jogo anterior, por um juiz, torcedor do Ceará, escalado pela FCF para , de uma forma ou de outra, garantir a final do campeonato entre o Ceará e o Fortaleza.Todo mundo que gosta de futebol por aqui, torcedor do Guarany ou não, acho que já cansou dessa cantilena repetida de que o bugre foi mais uma vez prejudicado pela federação porque é do interior, porque é de Sobral, de quem tem mundo tem inveja, esssas baboseiras todas..
Acho que está na hora de perguntar a essas pessoas que não conseguem explicar o inexplicável, como ( e quanto?) foi o combinado entre a FCF e o Guará ( jogadores, diretoria, torcedor, roupeiro, sei lá quem mais...) para que o time de Sobral permitisse a chegada do Fortaleza na final, naquele triste espetáculo lá no Castelão. Porque o meu Ceará não precisou combinar com ninguém, não; ganhou no campo e na raça.
E vai ser o campeão do estado no próximo domingo. Enqunto isso: Horizonte 7 x 0Guarany. Acharam pouco?: Horizonte 5 x 2 Guarany, dentro do juncão.