segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Centro do Universo II

Amanhã, 27, pela manhã, ficará sepultada definitivamente a candidatura presidencial pelo PSB do deputado ex-cearense Ciro Gomes. Muito antes, no entanto, deva-se reconhecer, ele já alertava para uma série de contradições do PT e do presiMENTE Lula na ânsia furibunda em defenestrá-lo do cenário político e, pior ainda, na teimosia de "pregar" para o elitorado a tese de um pseudo-plebiscito entre PT e PSDB , o que "fere de morte" a plena democracia e o livre direito de escolha num leque quanto maior, melhor, de candidatos e suas propostas.

Mesmo os que não comungamos com as idéias do Ciro nem muito menos cultivamos veneração pelo seu estilo de fazer política, penso que temos de concordar com ele na "cobrança" por uma chance de múltiplas escolhas para o pleito eleitoral que se aproxima.

Agora o que eu particularmente não concordo, e por isso mesmo estou desabafando nesse espaço, é com as contradições do próprio (quase) ex-candidato a presidente Ciro e de todos os seguidores e adoradores de plantão do seu grupo político, espalhados pelo Ceará todo, especialmente em Sobral, o centro do universo.

Contradições sim, sr. Ciro. Então o senhor acha que vai enaganar aos cearenses todos, o tempo todo, a sua "dupla face" , suas palavras e denúncias no nível nacional, vociferando contra essa hegemonia do PT, enquanto aqui no seu terreiro( agora nem mais tanto, uma vez que o sr. tramsferiu seu domicílio eleitoral para São Paulo )toda sua força de oratória e de convencimento está emprestada para fazer de seu irmão candidato único (à re-eleição )ao governo do Estado?

Até parece( quase) ex-candidato que o senhor está recebendo o "troco" do Lula por suas opiniões que se identificam apenas com a máxima do 2 pesos e 2 medidas. Ou será que sua visão de democracia plena e pluripartidária só vale para o plano nacional? Se assim for, que se redija o decreto ( assinado porquem quer que seja... ) transformando o Ceará de novo em capitania hereditária tendo como donatário o clã Ferreira Gomes.

É, deputado, concluo usando uma outra máxima popular, com palavras bem ao estilo dos seus discursos: pimenta no dos outros é refresco... quando é no da gente dói e arde que só, não é mesmo? De qualquer maneira lhe desejo boa sorte em 2014!

Talvez com mais experiência e visão mais justa das "coisas da política" em todos os níveis, o senhor possa ser mais acredidato, menos ironizado e nunca mais traído por seus amigos de última hora. Quam sabe não sobre de bom até pra nossa Sobral: a oportunidade de pleitos também pluripartidários e ricos de idéias e propostas, sem o maniqueísmo de um lado só (o do seu grupo) com a verdade, como tem acontecido desde 1997.

Até lá então!

Nenhum comentário: