sábado, 16 de agosto de 2008

Um Viés Perigoso

Este espaço de comunicação estava desativado há mais de 2 meses, por exclusiva falta de tempo da minha parte. Agora que, por razões de saúde, tive de abdicar da minha candidatura a prefeito de Sobral, estarei com tempo bastante, além de liberdade plena ( não tenho mais as restrições da lei eleitoral para a mídia em geral ) para escrever o que me vier na cabeça.
O fato político gerado com a substituição do MEU NOME pelo NOME do sindicalista MUNIZ como candidato a prefeito pela coligação PPS/PSL 23 me oportuniza comentar sociologicamente a praxis politico-eleitoral ainda vigente: a do PERSONALISMO.
Sem entrar no mérito das verdadeiras condições de sucesso eleitoral da nossa coligação, a verdade é que nestes últimos 10 dias ( renunciei no dia 06/08) tenho ouvido, à exaustão, de muitos potenciais eleitores, que agora eles estão órfãos de candidato a prefeito, que vão votar em branco, ou anular ou ainda justificar o voto. Segundo eles, sem meu nome não sobra nenhum outro de qualidade para escolher; traduzindo: antes de ser eleito prefeito, parece que me elegeram "salvador da pátria", um mágico com varinha de condão que iria resolver todos os problemas do município. Na minha concepção esse é um raciocínio perigoso ( além de inocente ), que só leva à cultura do personalismo como (única) solução para os problemas coletivos.
O projeto político-eleitoral ( e de governo ) do PPS/PSL, desde o seu nascedouro ainda em fins do ano passado, sempre teve como pauta a visão de uma participação coletiva de pensamentos, atos e atores, sem os quais não convenceríamos à sociedade da nossa idéia de praticar política com decência e inteligência. Nunca houve, portanto, projeto PESSOAL do Dr. AZEVEDO querendo ser O prefeito de Sobral.
O projeto político-eleitoral ( e de governo ) do PPS/PSL continua o mesmo. Quem quiser conhecê-lo em detalhes poderá acessar nos próximos dias o site da campanha Sobral Merece e Pode Mais!: www.muniz23.can.br. Mas não procurem os interessados um novo indivíduo herói pela causa de Sobral, no NOME dosindicalista MUNIZ.
Fica portanto o apelo aos admiradores conceituais do Dr. AZEVEDO como (único) nome de qüalidade para gerir Sobral: meu projeto ( que é muito mais importante que meu nome ) é o mesmo projeto do MUNIZ ( que é muito mais importante que o nome dele ). Por quê? Porque é o projeto coletivo da Coligação Merece e Pode Mais! Então, amigos, continuem querendo votar no 23; é o número da vez.
O resto é com vocês, eleitores!