terça-feira, 30 de março de 2010

O real perigo que corre o estado democrático e de direito

Em Sobral, no Ceará e no Brasil, política e administrativamente falando, pelo menos para uma grande maioria , pouco ou nada críticos uns, vassalos e dependentes outros, e apaniguados e beneficiários do poder de plantão, uma casta de privilegiados, para esses até parece que:
Nunca antes de 1997(S), 2007(C) e 2003(B) ... acontecera algo de bom, de qualidade, de responsabilidade, de justiça social, mercê da (pelo menos pra eles) incompetência dos administradores de antanho. Eu até escrevi há uns meses para um jornal de um amigo - www.jornalocircular.com - um artigo intitulado: 'Tá Tudo Dominado.
Mas o perigo que a democracia, o livre exercício do contraditório, a imprensa livre e isenta, enfim, que todos corremos nessa situação que se apresenta é o de nos calarmos, de nos sentirmos acuados, de não nos sentirmos responsáveis por apontar o "dedo nas feridas" deles, de não dizermos, como a criança da fábula de Esopo: olhem, o rei está nú!
Este é o real perigo! Martin Luther King o herói da luta contra a discriminação racial nos EEUU, disse, em um de seus muitos célebres discursos:
“O que me preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos sem caráter, nem dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”.

Porque vou votar no Serrra

Ao longo pelo menos dos últimos 2 anos o CIDADÃO brasileiro tem visto e ouvido à exaustão, através da mídia, os repetidos atos e palvars irrespnsáveis e ilegais por inconstitucionais, perpetrados e proferidas por quem, sob hipótese alguma, jamais poderia fazê-los ou dizê-las:o presimente da república Lula da Silva.
E tudo em nome da continuidade do seu projeto de poder, através da ministra Dilma Roussef, sua candidata in pectore a sucedê-lo. E haja PACmício,inauguração de placas, ordem de serviço, plantas baixas ,etc, etc, etc, afrontando sempre a justiça eleitoral, desmerecendo tudo que foi realizado pelos governos anteriores (em especialo deFHC), e anulando de vez a importância constitucional fiscalizatória do tribunal de contas da união (TCE), o que vigia a conduta (que deve ser transparente) e denuncia as irregularidades no trato com o dinheiro público, o NOSSO dinheiro.
Do outro lado dessa história, mas ainda sem campanha ilegal, respeitando o TSE, o ainda governador de São Paulo, na solenidade de inauguração de fato de uma etapa do Rodoanel Viário na cidade, desafiou a quem qisesse duvidar da lisura de seu comportamento, fosse mediante o TSE, fosse mediante o TCEou TCU

" Aqui, não queremos campanha eleitoral antecipada, nem de um lado, nem do outro. Se o outro faz, a gente fica quieto" - disse ele, em uma cerimônia que mobilizou dezenas de assessores, secretários de estado e prefeitos da região.

Com um discurso em que lembrou de sua trajetória política, desde a época em que foi presidente da UNE, Serra voltou a criticar indiretamente o governo Lula quando falou sobre a situação jurídica da obra.

" Esta obra passou pelo crivo do TCU, do TCE e do MP, o que prova que nós temos competência" - afirmou o governador, em referência às denúncias de que Lula teria inaugurado recentemente obras contestadas por estes tribunais.


P.S. A minha opinião sobre o homem público José Serra é bem mais antiga do que o dia de hoje, portanto eu já pensava em votar nele há muito tempo; mas estou querendo trazer pra mim alguma responsabilidade em apresentá-lo a muitos mais CIDADÃOS brasileiros; e sua fala de hoje pra mim é um resumo do seu caráter e responsabilidade no trato com a coisa pública; diametralmente oposta ao apedeuta e sua "mãe" dos PACs 1 e 2.