terça-feira, 30 de março de 2010

O real perigo que corre o estado democrático e de direito

Em Sobral, no Ceará e no Brasil, política e administrativamente falando, pelo menos para uma grande maioria , pouco ou nada críticos uns, vassalos e dependentes outros, e apaniguados e beneficiários do poder de plantão, uma casta de privilegiados, para esses até parece que:
Nunca antes de 1997(S), 2007(C) e 2003(B) ... acontecera algo de bom, de qualidade, de responsabilidade, de justiça social, mercê da (pelo menos pra eles) incompetência dos administradores de antanho. Eu até escrevi há uns meses para um jornal de um amigo - www.jornalocircular.com - um artigo intitulado: 'Tá Tudo Dominado.
Mas o perigo que a democracia, o livre exercício do contraditório, a imprensa livre e isenta, enfim, que todos corremos nessa situação que se apresenta é o de nos calarmos, de nos sentirmos acuados, de não nos sentirmos responsáveis por apontar o "dedo nas feridas" deles, de não dizermos, como a criança da fábula de Esopo: olhem, o rei está nú!
Este é o real perigo! Martin Luther King o herói da luta contra a discriminação racial nos EEUU, disse, em um de seus muitos célebres discursos:
“O que me preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos sem caráter, nem dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”.

Nenhum comentário: