terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Mídia isenta ou engessada?

Até posso imaginar como se sentiriam os idealizadores dos meios de comunicação ( Marconi com o rádio, Gutemberg com a imprensa escrita, e outros ), se pudessem presenciar a deformação antidemocrática e pouco séria em que seus inventos se transformaram.
Posso até reconhecer que, muito dificilmente, mundialmente, teremos algum dia uma mídia totalmente isenta e independente; excetuando-se, é claro, a Internet.Aqui, já dissemos, não tem cala-a-boca, não tem patrulhamento, não tem patrão empresário ou político que possa determinar o que escrevemos ou não. Viva a Internet, então!
Eu ia dizendo, é quase impossível pensarmos as outras mídias independentes. Mas o que acontece no Brasil já há muito tempo, aí já é demais. Muito embora tenha-se, por lei, que os meios de comunicação devam ser explorados como concessões, a absoluta maioria das emissoras de rádio e um outro tanto das de TV estão nas mãos de grupos políticos. E então, meus amigos, ali só "vai tocar o que eles quiserem". E haja informação desencontrada, falaciosa mesmo,mal intencionada, desde que contemple os interesses do patronato. E se forem interesses políticos, mais importante ainda que se faça conforme as ordens superiores.
Sobral, que respira política diuturnamente, o ano todo, já começa a aquecer os humores e opiniões dos atores envolvidos ( candidatos e eleitores) no próximo pleito de outubro. E a mídia engessada também já botou as garras de fora. De ontem para hoje, por exemplo, divulgou-se a notícia que o presidente do diretório municipal do PPS, sr. Herbert lobo, teria participado de um almoço de conversação política com o prefeito Leônidas Cristino, do PSB.
Onde estão a má-fe, o maniqueísmo da notícia? Primeiro no fato de que é uma inverdade, uma mentira; tal encontro não aconteceu. E depois, pelo fato de que o PPS pretende sim, ter candidatura própria ao executivo de Sobral, se uma mentira como a divulgada toma ares de verdade no inconsciente popular, toda a nossa estratégia ( sou filiado ao PPS e meu nome é um dos cotados para a candidatura majoritária) fica prejudicada já no seu nascedouro.
Mais responsabilidade, portanto, amigos da imprensa, com o seu compromisso de bem informar; e informar verdades, por favor.
Aos eleitores de Sobral: estamos apresentando a nossa pré-candidatura a prefeito, pelo PPS. A análise sobre nossas eventuais qualidades para gerir o munícipio só pertence ( como sempre, em qualquer eleição ) a cada um de vocês. Saberei respeitar, democraticamente, seu julgamento definitivo no próximo 5 de outubro.

Nenhum comentário: