quinta-feira, 22 de julho de 2010

Inversão de Valores na Política

Desde que compreendi que a dinâmica da sociedade, para impactar na cidadania, sempre estará (e cada vez mais) "irremediavelmente" dependente da praxis política eleitoral, comecei a procurar dentre os nomes que se apresentavam como candidatos, aqueles que mais se aproximassem do conceito de político como sinônimo - pela analogia do radical grego polis, cidade - de cidadão. Fosse pelo seu passado, fosse pelo seu presente, fosse ainda pela sua formação cultural ou também e principalmente, pelo seu comportamento como ser social membro de uma COMUNIDADE sem castas, sem privilégios, sem protecionismos, sem atidudes escusas; um cidadão, enfim, foi o que sempre procurei e continuo procurando na hora de dar meu voto de confiança nas urnas.
Com a permissão de vocês para meu momento de imodéstia, por pelo menos 3 vezes (88, 2004 e 2008)não consegui achar ninguém com o perfil descrito naquelas eleições; aí eu mesmo me candidatei a vereador (88 e 2004) e a prefeito da minha cidade (2008). Nenhuma dessas candidaturas logrou êxito como os que me conhecem sabem... E eu fico me perguntando cada vez mais: os valores cidadãos que alguém quer emprestar à causa pública nunca interessaram ao eleitor? O que sempre fez a diferença e sempre fará é o poder financeiro ou quem indica e apoia seu nome, independentemente dos seus valores pessoais, suas idéias e projetos? Infelizmente, para quem já chegou aos 5.5, acho que não verei outra praxis na política que não essa que se configura na mais escancarada inversão de valores.
Pessoalmente, no entanto, não desisti da minha procura minunciosa por cidadãos para me representar nos poderes executivos e legislativos do nosso sistema de governo. Tanto é verdade que desde meses atrás tenho declarado abertamente meu voto no próximo 3 de outubro nos seguintes cidadãos:José Serra - 45 Pimentel Barroso - 135 Alexandre Pereira - 234 Lúcio Alcântara - 22 José Linhares Ponte - 1111 e José Teodoro Soares - 45045
Não acreditem em mim; não votem pelos meus conceitos; procurem vocês mesmos conhecer a história, o comportamento, as ações, o passado e o presente de cada um dos meus candidatos. Talvez vocês tenham agradáveis surpresas, além da sensação e do prazer de continuar escolhendo qualidade e caráter para lhes representar; e não contribuiremos para perpetuar o que vem acontecendo, principamente depois da era populista e messiânica barata do presiMENTE Lula.

Nenhum comentário: