segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Alô, alô, Ministério Público!

As festas de fim-de-ano me deixaram mais gordo do que já estava, por isso tomei como decisão para 2009 voltar a pedalar minha bike pelas ciclovias e ruas da cidade; e estou cumprindo meu propósito, diariamente... ainda não perdi foi quilo algum, mas vou perder!
A obrigaçao a que me impus, de me exercitar de alguma maneira, está me dando oportunidade de voltar a "visitar" minha cidade, seus bairros mais distantes, além de outros logradouros e ruas, distintos do meu trajeto do dia-a-dia profissional: minha casa-santa casa-meu consultório-minha casa. E estou vendo que algumas coisas nada mudaram, mesmo com a maquigem (quase) perfeita que Sobral recebeu desde o "reinado" do Cid Gomes. Outras (coisas) até regrediram e pioraram depois dessa maquiagem; o conceito de rua , por exemplo, como espaço público para livre trânsito de pessoas, autos e semoventes (bicicletas e animais).
Hoje à noite, quando cheguei do consultório, fui pedalar. E escolhi como trajeto ir para o centro utilizando as (muito boas ) ciclovias que nos servem desde a Grendene até o giradouro do Arco do Triunfo.
Pois bem, meus amigos, quando circulava nas imediações do hospital Dr. Estevam vi algo que pensava não mais existir: 2 ou 3 imensos "gelos baianos"" interrrompendo, literalmente, o trânsito da rua dr. João do Monte, na sua junção com a (bela) avenida do contorno ( Ildefonso de Holanda Cavalcante ).
Da minha memória, esse desrespeito aos direitos do cidadão, além de agressão às normas do trânsito, acontece desde o I"reinado"Cid Gomes, então foi apenas o acaso que transformou os últimos metros daquela rua em estacionamento particular da família do prefeito Leônidas Cristino.
E o que o Ministério Público tem a ver com isso? Me socorram os juristas que porventura me lêem; dos parcos conhecimentos que tenho dos textos jurídicos, como aluno temporão do curso de direito da UVA, e como curioso, aprendi que o Ministério Público, diferentemente da Magistratura, não precisa ser provocado para atuar em defesa dos direitos cidadãos . E o ilícito que ora reporto está à vista de todos, não precisa ninguém alertar...
De todo modo, se era por falta de aviso ( ou denúncia, ou provocação, etc ), agora não é mais, pelo menos para algum promotor público que venha a acessar este blog.

Nenhum comentário: