quarta-feira, 3 de março de 2010

Solidariedade do prefeito ou do torcedor?

Como lhes falei na postagem de ontem: tinha redigido um texto até longo tentando interpretar os momentos recentes vividos pelo Guarany, sua torcida, sua diretoria, além de outros(momentos) nem tão recentes assim, mas que continuam atuais, no que concerne ao erário sobralense. Vou tentar reproduzi-lo, porque me interessa expressar opinião sobre o assunto e , ao que parece, interessa a pelo menos uma leitora, a dra. Luena, minha amiga. Vamos lá, então...
Li, ontem pela manhã, no blog Sobral em Revista, qua o prefeito Leônidas Cristino fizera uma visita de solidariedade aos atletas do Guarany Esporte Clube, depois do momento "traumático" da perda do I turno do campeonato cearense de Futebol.
Não consigo imaginar o tamanho da saia justa em que se meteria o prefeito de uma cidade do Ceará que tivesse ao mesmo tempo 2 equipes de futebol disputando um mesmo certame; Juazeiro do Norte, por exemplo, que ano passado tinha os times do Icasa e do Guarany na competição estadual. Para quem o prefeito de lá torceu o ano passado? Como foi que ele se entendeu com os torcedores do Guarany de lá se tiver manifestado simpatia pelo Icasa? E vice-versa, com os do Icasa? Tremendo imbróglio, não é mesmo? Até porque torcer por alguma coisa, por um time de futebol tem a ver com o emocional,nunca com o racional; mas o bônus político que alguém pode auferir quanto o assunto é "bola", isso é puramente racional...
... Mas em Sobral é diferente, dirão os verdadeiros torcedores do Guarany; aqui só tem o bugre rubro-negro, portanto o prefeito, os vereadores, o bispo , o chefe de polícia e todo mundo mais tem de torcer por ele. É até compreensível esse raciocínio apaixonado (emoção) de muitos conterrâneos e poderia ser aceito mesmo perante as normas e regras de convivência socio-política, se fosse exigida a torcida dos cidadãos que ocupam aqueles cargos e nunca a pessoa jurídica.
Aí, sim era muito natural a gente entender a visita de solidariedade do cidadão Leônidas Cristino , mesmo que fosse como torcedor de ocasião do Guarany ( de fontes fidedignas sei que o Leônidas torce de coração é o vovô alvinegro, como eu também; o presidente da câmara, Hermenegildo, também é alvinegro; quanto ao bispo - estamos sem no momento - e o chefe da polícia, não conheço suas paixões futebolísticas.)
Só agora estou chegando ao que realmente me incomoda, enquanto contribuinte: a relação financeira pouco transparente, portanto nebulosa a meu juízo, do erário de Sobral com a empresa privada Guarany Esporte Clube, em detrimento absoluto do incentivo às outras modalidades esportivas amadoras, clientela cativa, por institucional, da secretaria de esporte e juventude do município. A não ser que eu seja o único que não conheça a isonomia de aporte de recursos públicos, através do orçamento da secretaria afim, para todas as modalidades desportivas ou ainda aquelas que poderiam ter suas práticas estimuladas. Se não for assim, de forma isonômica a aplicação de recursos na área, o erário continuará sangrando em proveito do (quase ) nada se insistir na conclusão da construção da Vila Olímpica Ciro Gomes. Pra que aquele elefante branco se só temos o Guarany como prática de esporte?
Pra concluir: gostaria muito de conhecer a "documentação" que legaliza(?) essa parceria público privada (PPP) entre o erário de Sobral e a empresa de futebol profissional chamada Guarany Esporte Clube. Será que ela existe? E se existe, seria legal essa parceria?
Com a palavra o Ministério Público. Quer dizer, acho...

Nenhum comentário: