sexta-feira, 5 de março de 2010

Ficou faltando uma

Das mais justas a homenagem prestada pela Universidade Federal do Ceará através do seu curso de medicina, aos senhores Cid Ferreira Gomes, Tasso Ribeiro Jereissati e José Leônidas Menezes Cristino, respectivamente governador do Ceará, senador da república e prefeito de Sobral.
A outorga da medalha Visconde de Sabóia foi a forma solene encontrada para reconhecer e agradecer o muito que tais personalidades fizeram, e continuam fazendo, em prol da instalação e pelo permanente crescimento qualitativo do Curso de Medicina em nossa cidade.
Parabéns, sinceramente , aos autores da idéia e da escolha dos homenageados!
Na minha modesta opinião, no entanto, acho que ficou faltando o nome a ser também homenageado: o do Pe. José Linhares Ponte.
Os menos avisados poderiam questionar o papel do deputado José Linhares no contexto da criação do nosso curso de medicina, para ser merecedor da mesma honraria prestada aos outros 3 políticas. Não precisarei me alongar e ser explícito e detalhista na justificativa para minha opinião; basta lembrar o nome da Santa Casa de Misericórdia com toda sua infra-estrutura técnica de alta complexidade, somada à excelência de seu corpo clínico de profissionais da saúde, que foram condição imperativa, sine qua non, para a autorização por parte do MEC, da instalação do curso médico em Sobral.
E nos idos dos anos 2000, rememorados pelo professor Gerardo Cristino na sua fala de apresentação da outorga, quando ".... a idéia se transformou em ação...(Vitor Hugo)..." , que nome era tido quase como sinônimo de Santa Casa?
Num país que cultiva pouco a sua própria história, virou regra a máxima popular: bocado comido, bocado esquecido. Por essas bandas de Sobral, até parece que tudo tudo começou em 1997... Talvez tenha sido por isso "o esquecimento" do nome do Pe. Zé como merecedor de homenagens; sua maior obra, o Hospital de Ensino da Faculdade de Medicina de Sobral, foi erigido, melhorado, atualizado tecnologicamente, modernizado, enfim, já estva pronto para o curso antes da era de aquarius tupiniquim, que , como disse , parece que começou em 1997 por aqui.

Nenhum comentário: