quinta-feira, 8 de maio de 2008

O Diário Oficial de Sobral

Ninguém pode por dúvidas sobre o desejo de ser totalmente transparente, quando o poder público de Sobral coloca, para leitura de quem se interessar, seu diário oficial na internet. Parabéns, sr. prefeito e equipe.
Por outro lado, sr. prefeito e auxiliares, findam sobrando muitas dúvidas quando a gente lê com mais atenção tudo que é publicado ali. Um exemplo apenas: a PMS contratou, por 1 ano a partir de março passado, para "lotação" e utilização da secretaria de infra-estrutura, um veículo de passeio, ao custo final de R$ 25.000,00 ( vinte e cinco mil reais ). Lá no texto sobre o assunto não consta a marca nem modelo nem documentação (placa) do tal veículo; afora o preço final do contrato, que daria para comprar, à vista, um veículo de passeio 1.0, que seria compilado definitivamente como acervo, patrimônio do povo - do município.
Vi também uma outra portaria ( ou determinação ou ordem, não sei bem o termo jurídico correto ) de contratação de 30.000m3 de areia, no valor de quase R$ 400.000,00 para suprimento da fábrica de asfalto. Entendo pouco de engenharia, mas um amigo me disse que uma caçambada de areia corresponde a +/- 6m3 apenas; então é muita "areia para meu caminhão" essa quantidade de 30.000m3. Atente-se que o contrato é apenas para transporte do insumo, não estando computado no contrato o preço da areia.
Sr. prefeito e auxiliares, não me entendam mal, nem pensem que estou pondo dúvidas sobre a lisura e transparência de seus atos. Convenhamos todos nós, entretanto: os textos do seu diário oficial poderiam ( e acho que legalmente deveriam ) ser mais explicativos, em todos os detalhes - como a historinha do veículo lá de cima; sem placa, marca, modelo ou ano de fabricação).
Se assim acontecesse não pairariam inquietações sobre os atos administrativos de sua gestão. E ficariam somente os encômios pela sua audácia - quem não deve não teme - em publicar seus atos na Internet.

Nenhum comentário: