sábado, 23 de fevereiro de 2008

Asfalto "sonrisal"

Antes de comentar o título, vocês viram como ainda não sei trabalhar direito com as ferramentas de um blog? Duvido que alguém tenha conseguido abrir o vídeo que coloquei na postagem anterior; noutro momento tentarei de novo.

Agora o asfalto "sonrisal". Não sei se ainda existe a velha e boa pastilha anti-ácida e digestória, grande, branca, que se dissolvia assim que caía dentro de um copo com água. Certamente que os menos novos como eu ( faço 53 amnhã) estão se lembrando. Pois bem, aqui em Sobral, depois da "fúria" compulsiva das nossas administrações em asfaltar todo pedaço de rua, impedindo a absorção natural do solo da pouca água que cai (asfaltaram inclusive as margens laterais - "cochias" - das ruas), o resultado final, a curto ou médio prazo não tem sido dos melhores.

Mesmo abstraindo-se o prejuízo maior e mais grave, pelo menos na minha concepção, e buscando-se o que de qualidade se conquistou para nosso cotidiano - pistas de rolamento automotivo mais confortáveis, aspecto constante de limpeza e outras cositas mas - ainda assim não há como não nos incomodar com pequenos detalhes deste benefício. A (pouca ou nenhuma ) qualidade, por exemplo, da manta asfáltica aplicada desde a inauguração no trecho correspondente ao giradouro do Coração de Jesus, da Av Ildefonso de Holanda Cavalcante - avenida pericentral.

Fica a sugestão para algum estatístico: fazer o levantamento de quantas vezes o erário já teve de dispender recursos com pessoal, matéria prima, engenharia de tráfego, para reconstruir a malha naquele local. E fica também a pergunta: interessa a quem demandar tanto asfalto, às custas, como sempre dos nossos bolsos?. Aliás, faz muito tempo que escuto de populares, logicamente carecendo de dados oficiais, que a nossa fábrica da matéria prima tão demandada, tem particulares como proprietários, em parceria ( e se assim for, ilegal ) com o erário. Uma explicação oficial não faria mal a ninguém, nem ao executivo municipal; muito pelo contrário.

Nenhum comentário: