sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ainda dá tempo

Há quase 1 mês, acho, postei um texto com o mesmo título deste. E o assunto era o mesmo que pretendo tratar agora: a construção do hospital regional estadual na zona noroeste.
Tenho acompanhado atentamente as demarches burocráticas para que tenham início os trabalhos de fato de construção deste equipamento público de grande valia para a saúde dos cearenses, principalmente os menos favorecidos economicamente. E sei que, só agora, há 15 dias, deu-se o passo de contratação, por licitação, da empresa que vai construir o hospital regional do Cariri.
Quanto ao "nosso" hospital, até agora nada.
Então eu repito o que escrevi antes: ainda dá tempo para que todos os envolvidos com o grave problema de saúde pública em nossa região ( e no país todo ) possamos discutir a localização (cidade) ideal , na região noroeste, para construção desse equipamento público.
Como profissional de saúde que (ainda) milita na linha de frente do sistema - plantões, ambulatórios, emergência cirúrgica, etc - constato que continua existindo grande demanda de casos complexos de saúde refenciada pelas cidades do planalto da Ibiapaba e do baixo Acaraú.
O noticiário policial de nossas emissoras de rádio também tem dados preocupantes quanto ao número de vítimas que chegam ao IML de Sobral, cujo endereço de origem das lesões - acidentes ou agressões - fatais também é o das regiões supra-citadas. Observo, como médico, que muitos dos óbitos noticiados poderiam ser evitados se tivessem recebido atendimento hospitalar de qualidade e resolutividade imediatos; como não tiveram, os muitos quilômetros a ser rodados de lá até a Santa Casa de Sobral consumiram o tempo que , literalmente, lhes era VITAL.
Admito que minhas observações médicas, bem como os dados " jornalísticos" não têm força estatística para que começássemos a discutir a necessidade de outro hospital geral público em Sobral, já que a Santa Casa tem cumprido com excelência de qualidade o papel de "salvadora" de vidas. Mas é a partir desse ponto mesmo que volto a afirmar: ainda dá tempo da imprensa, os políticos representantes da região, os sindicatos das classes profissionais de saúde, os conselhos municipais de saúde, as faculdades de saúde de Sobral, a sociedade da região noroeste, enfim, revermos o projeto de boa fé do governador Cid Gomes, promessa de campanha, de construir um hospital geral público na nossa região.

Nenhum comentário: