domingo, 24 de outubro de 2010

Em defesa do Serra 45 - Capítulo XX - Para um amigo em particular

Eu nem sabia que tinha leitor da qualidade, da intelectualidade, da competência profissional e de exercício cotidiano da cidadania que esse tem. Não é que eu esteja desmerecendo as qualificações dos meus outros (será que os tenho?)leitores, mas é que esse eu conheço de perto, convivo diuturnamente com ele, por isso mesmo posso emitir o juízo de valor acima. Quando eu receber um comentário que seja (como recebi dele, ao vivo )de algum outro "curioso" deste espaço, quem sabe - com certeza terei - não farei o mesmo julgamento sobre vocês outros. Mas vamos ao que interessa...

O leitor em questão me encontrou casualmente num corredor, confessou que estava acompanhando a série de postagens do blog em defesa do Serra 45 , reconheceu que ele era mais competente ( aliás muita gente reconhece isso; até o maior ídolo político local das últimas duas décadas, o deputado Ciro Gomes, mesmo sendo um desafeto dele, Serra ) que a Dilma, etc, etc, etc,... e que estava pensando em votar nele, apesar da sua ( do Serra ) política para a educação superior ir de encontro aos interesses da docência daquela instância. Ele, que é professor universitário, se sentia incomodado com isso.

Meu particular amigo e leitor: como lhe disse na ocasião, quase nada do que escrevo aqui é de minha autoria, até porque minha intenção não é divulgar minhas opiniões e convicções pessoais quanto a superiordade de valores, seja na história de vida pública ou no comportamento de cidadão, seja na competência das ideías ou nas realizações do político Serra à frente de cargos administrativos. O que tenho feito aqui, como já disse numa postagem anterior, é "facilitar" o conhecimento dos meus leitores sobre fatos, ações e opiniões pessoais ( não minhas) de quem já esteve do outro lado, no PT, com Lula e seus asseclas , mas que não suportaram tanta irresponsabilidade, incompetência, falácia e desonestidade no trato com a coisa pública. Uma das postagens mais antigas da série é um depoimento de ninguém menos do que o jurista Helio Bicudo, 80, um dos fundadores históricos do PT. Mas me desviei de novo...voltemos ao que interessa como resposta ao meu leitor amigo, professor universitário.

Meu amigo: pesquisei, pesquisei,pesquisei mas não encontrei nada "documental" que pudesse lhe apresentar como sendo a política do governo de São Paulo (nas gestões do PSDB, inclusive a do Serra)para o Ensino Superior. Mas posso lhe afirmar, embora não seja necessário - já que você é fruto de muito boa qualidade de uma delas - que , já há 16 anos ( o tempo em que o PSDB governa São Paulo ), o conceito de qualidade das instituições de ensino superior daquele estado, capitaneadas pelo complexo USP, só tem crescido, inclusive internacionalmente. Essa qualidade e seu reconhecimento internacional, convenhamos meu amigo, não fluíram do nada. O nível de qualificação da docência, estímulo à educação permanente, a atualização e modernização permanenente da infra-estrutura, salários dignos subordinados a planos de carreira universitária e, principalmente na minha opinião, o RESPEITO A MERITOCRACIA como porta de entrada na carreira docente, tudo isso enfim, contemplado pela "política" do PSDB para a educação superior, tem feito a diferença para que o tal conceito de qualidade seja para sempre e cada vez maior.

E é esta "política" que o Serra 45 e o PSDB implementarão em todos os estados; como já fez FHC - PSDB entre 1995-2002. Só para lhe lembrar: a interiorização do ensino superior , em todo o Brasil ( aqui no Ceará começou pelo curso de Medicina da UFC )oportunizando ensino de qualidade perto da "casa" do estudante do interior, abrindo oportunidades para a carreira de magistério universitário, além de outras benesses, só foi possível graças a sensibildade do então ministro da educação do governo FHC, Paulo Renato de Sousa. Atualmente ele é secretário de estado da Educação de São Paulo; é também nome lembrado para assumir a pasta da Educação no futuro governo Serra.

Um abraço, meu amigo! E até 31 de outubro com 45 na urna.

Nenhum comentário: