domingo, 24 de outubro de 2010

Em defesa do Serra 45 - Capítulo XIX - A Verdadeira Pesquisa

Todo o Brasil viu o "vexame" que os institutos de pesquisa ( iclusive o isento Datafolha)passaram com suas previsões de votos no I truno das eleições deste ano. E nõa foi só quanto a eleição presidencial não; eles erraram feio quanto a eleição de alguns governadores e também de senadores, principalmente na eleição do senadro Aloísio Nunes do PSDB de São Paulo.

Esses equívocos são intencionais? Não sei responder. O que sei é que a divulgação dos números, quando desfavoráveis a uma determinada candidatura, desestimula a sua militância, afasta o financiador, além de deseducar o elitor que muitas vezes cultiva a visão inocente de "... não querer perder o voto, votando em perdedor..."; como se numa democracia plena não fosse necessário o seu fortalecimento justamente através de uma oposiçao independente, formada justamente por quem não ganha a eleição. Então o voto do elitor nunca será perdido.

Mas me desviei do que queria postar: as verdadeiras pesquisas são realizadas diariamente, masi de 1 vez por dia, pelos comitês das campanhas. Este procedimento é chamado na estatística de tracking. Pois bem meus amigos, eleitores do Serra presidente: não se desestimulem, não deixem de tentar convencer o indeciso, não deixem de mostrar a eles as inúmeras virtudes do Serra, não desanimem enfim porque:

Inédito - Tracking do próprio PT é Muito Menos Otimista do que as Pesquisas
Por Reinaldo Azevêdo - 22/10/2010

Eu não estou sugerindo nada — nada mesmo! Até porque, quando quero dizer alguma coisa, digo. Não sou oblíquo. O fato é que o PT nunca teve um tracking no segundo turno — nem o de ontem — tão “otimista” quanto os números do Ibope e do Datafolha. Costuma acontecer o contrário: os levantamentos dos partidos sempre lhes são mais favoráveis do que os dos institutos. E a diferença entre a medição do PT e a dos institutos não é pequena

Nenhum comentário: