domingo, 25 de janeiro de 2009

Aqui em Sobral são quantos?

Em todo canto da mídia, este fim de semana, foi noticiado que o governo federal ainda mantém, mesmo contra as normatizações constitucionais, 35.000 cargos de confiança ou terceirizados.
O mais grave nesse fato-notícia é que muitos concursos foram realizados, alguns deles já perderam a carência ou o prazo constante em edital para que se chamassem os aprovados, e isso não aconteceu na sua totalidade.
Até parece que é melhor continuar "aparelhando" o estado com os "cumpanheros" petralhas ( crédito para Reinaldo Azevêdo)
Se essa prática espúria estivesse acontecendo só no planalto central, não seria menos execrável, claro, mas o alrmante é que o modelo está impregnado em todos os poderes executivos, além do federal. Aqui em Sobral, por exemplo, pertinho de nós, temos notícias de muitos "funcionários" municipais que tiveram seu ingresso na carreira pública, não por méritos mas pelo qi (quem indica). Fala-se em aproximadamente 3.500 cargos com essas características.
No início da minha campanha como candidato a prefeito, ano passado, demos entrada, juntamente com meu candidato a vice, o Aragão dos correios, num ofício-solicitação de informação, por parte da secretaria de administração do município, do nome de todos os funcionários em cargo de confiança, sua lotação e salário. Não obtivemos resposta.
Depois tive de me afastar da campanha por razões de saúde, e a cobrança foi esquecida, mesmo pelo meu partido e pelo Muniz e o Aragão.
Acho que está na hora de voltarmos, o PPS, querendo ser o legítimo representante de oposição, além de guardião da moral e fiscal da transparência com o que é público, de voltarmos a fazer esse questionamento.
Afinal, antes de seu um dever do cidadão, é um direito de todos: o habeas data

Nenhum comentário: