sexta-feira, 2 de maio de 2008

Câmara de Vereadores de Sobral: Parlamento ou o que mesmo que ela é??

Para qualquer inteligência mediana fica fácil compreender sobre o papel constituicional de um parlamento, e uma câmara de vereadores é um parlamento, todos sabemos: deliberar(legislar) fiscalizar e controlar(o executivo); tudo em respeito ao art. I da nossa constituição: " todo poder emana do povo e em seu nome deverá ser exercido". Não é o que tem acontecido nos altos do edifício da praça Dom Jerônimo em Sobral.
No último dia 29/4, acho, ouvi numa emissora de rádio local a fala do presidente da Câmara de Sobral quando utilizou a tribuna no dia anterior. Para que a postagem não fique longa vou tentar resumir o que ouvi.
O vereador-presidente reclamava por estar sendo acusado de ter "comprado" um cabo eleitoral pelo valor de R$ 70.000,00, que "votava" até então com outro edil. E ele arrematou, mais ou menos assim: "eu não tenho R$ 70.000,00 para dar para ninguém; e, levando-se em conta que a região de trabalho do cabo elitoral não tem tanto voto assim, sairia muito caro o valor de cada voto".
As palavras podem não ser exatamewnte as mesmas mas o contexto de sua fala era exatamente este: a negociação financeira de votos, via atravessador, esta figura impalpável e irreal e "ilegal" do cabo eleitoral.
Se o tipo de debate que estiver sendo travado na nossa câmara a cada reunião for desse molde, estamos realmente desassitidos de representantes .
O caso específico descrito tem uma outra agravante: a aparente agressão à lei eleitoral, que considera a compra de votos ilicitude tão grande que prevê perda de mandato do agessor.
Acreditem: o que eu ouvi me incomodou bastante. Como cidadão estou procurando os meios legais para requerer a cópia gravada da fala e apresentá-la a Justiça Eleitoral

Nenhum comentário: