segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sobre Ausências e Influência

Há 3 dias voltei a escrever neste espaço; e comentei sobre minhas dúvidas quanto aos critérios de julgamento sobre quem é mais ou menos influente no congresso, que contemplaram o nome do deputado federal Ciro Gomes - PSB-CE.
Como ele exerce tanta influência, me perguntei naquele momento, se nem assíduo à câmara ele tem sido?

Deu na folha de s.paulo
Lista dos mais ausentes tem Ciro em quarto lugar

O ranking dos deputados mais ausentes da legislatura traz nomes de políticos considerados influentes, como o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PSB-CE), que chegou à Câmara em 2007 para o seu primeiro mandato. Ele teve a maior votação proporcional do país -16,2% dos votos válidos do Ceará, nominalmente a segunda maior do Brasil.

Ciro, o quarto mais ausente em plenário, tem registro de não ter comparecido a 42% dos dias de votação. Ele atribui os números a um problema de saúde (paralisia facial) que o impediu de ir a Câmara por dois meses em 2008 e a compromissos nos Estados motivados pelo fato de ele ser um dos principais nomes do PSB.

"O problema é a multiplicidade de atividades. Mas eu estava em todas as votações importantes e, pelo telefone, sempre participei de todos os encaminhamentos [da bancada], pela posição de liderança que tenho no partido", disse.

O deputado também repetiu crítica à dinâmica das votações em plenário, onde é comum haver manobras regimentais que levam as sessões até a madrugada. "Acho ridícula. Um regimento do século 19."

Nenhum comentário: