segunda-feira, 13 de abril de 2009

Marolinhas


Lula disse que a crise financeira nascida nos EEUU não ia "atravessar o Atlântico" e que aqui no Brasil ela seria apenas uma marolinha. Tivemos que dar um "desconto" e lembrar que, antes de ser um imbecil ele é um analfabeto, portanto (quase) iniputável quando profere suas sandices.

No caso de Sobral, do risco anual a cada inverno, de depredação e deterioração do patrimônio público erigido dentro do leito do Rio Acaraú, penso que já passou da hora do Ministério Público mover ação em defesa da transparência e da correta utilização do erário em favor da nossa qualidade de vida.

Nunca será demais lembrar (ao MP) e a todos que os senhores Cid Gomes (margem esqueda do Rio e Museu Madi ) e Leônidas Cristino (Parque Mucambinho), são graduados em Engenharia Civil, pressupondo-se neles conhecimento bastante na área das edificações, e portanto, podendo se imputar a eles, sim, responsabilidades administrativas, diferentemente das condições do apedeuta Lula.

Em situações como a que estamos vivendo agora em Sobral, e em muitas outras ao longo dos últimos 12 anos, o que tem me assustado mesmo é a absoluta apatia da sociedade e seus organismos representativos ( câmara de vereadores, clubes de serviço, imprensa, CDL, MP, etc...) diante do mal feito, do mal explicado, dos repetidos prejuízos assacados contra o erário... a tal ponto chegou essa apatia que, os pouco que ainda nos indignamos, questionando e cobrando responsabilidades, somos vistos como párias, como cidadãos menores, que não pensamos alto, pra frente, que não queremos o progresso nem o desenvolvimento em Sobral.

Então ficaremos sempre ( e ad aeternum ) a mercê dos iluminados de plantão, decidindo o que é melhor para a sociedade? Mesmo que os resultados sejam os mostrados nas fotos?
Parece que nos resta ( pelo menos aos párias, cidadãos menores ) apenas o jus sperniandi (latim macarrônico, segundo o mestre Osvaldo Chaves ). É o que estou exercendo agora, escrevendo este texto no meu blog.

P.S. O blog, sei que poucos vão acessar e, concordando ou não, vão se posicionar; mas a paisagem para a confecção das fotos, essa continua exposta à curiosidade de quem se interessar em vê-la. E com duas possibilidades antagônicas de mudanças, completamente alheais ao desejo dos nossos administradores: 1. Os açudes Araras e Jaibaras continuam sangrando e as águas cobrirão mais e mais a margem esquerda e o parque Mucambinho. 2. As chuvas escassearão, as águas do Acaraú voltam ao (que sobrou do) seu leito, e nós ( nossos impostos ) tentaremos recuperar a qualidade do que sobrar depois das inundações.

Até a próxima marolinha, claro, dependendo dos humores de São Pedro!





Nenhum comentário: